
Endrick vai jogar no Real Madrid na próxima época
Pierre-Philippe MARCOU / AFP
Esteve em evidência nos dois amigáveis do escrete, com a Inglaterra e a Espanha, e sempre foi apontado a altos voos. A carreira da “joia palmeirense” parece já estar escrita de forma perfeita.
Endrick, com apenas 17 anos, e com o futuro já acertado, foi a grande estrela dos jogos particulares da seleção brasileira. Contra a Inglaterra, em Wembley, saiu do banco para a dar a vitória à “canarinha”. Na futura casa, o Bernabéu, estádio do Real Madrid, entrou ao intervalo para ajudar o escrete a conseguir um esforçado empate frente à Espanha. Tudo o que faz, parece ser parte do roteiro dum filme de Hollywood, mas para aqui chegar o caminho foi duro e o trabalho árduo.
Em Brasília, o pai do jovem jogador, começou a receber vídeos enviados pelos amigos sobre um menino de 10 anos que driblava todos os adversários e ainda faturava com fartura, vendo depois que era o seu filho. Foi aí que decidiu apostar tudo no que acreditava ser uma joia por lapidar. Exigiu que o clube que contratasse Endrick tinha de garantir que a família poderia acompanhar todos os momentos da promessa, sendo que teriam que arranjar trabalho e casa para os pais e escola para os dois filhos.
Douglas Ramos Sousa pensou que a procura ia ser muito maior, mas foi apenas oferecido, numa fase inicial, uma ajuda de cerca de 50 euros por mês, por parte do Corinthians e do São Paulo. O Santos, sem ter certezas da qualidade do seu filho, garantiu um teste nas suas instalações. O Palmeiras, depois de ver os vídeos e de saber as exigências do pai, mandou uma comitiva para ir buscar o jogador e a família, com um trabalho na área de limpeza do clube para o pai, permitindo assim acompanhar todos os passos do filho.
O jovem rapidamente virou a “joia palmeirense”, começou a jogar sempre em escalões mais altos do que a idade e a ser a estrela de todos eles. Em outubro de 2022, o técnico português, Abel Ferreira, lançou o menino de 16 anos no primeiro jogo no Brasileirão. O Real Madrid não quis ficar para trás e ofereceu logo 35 milhões para garantir os serviços da promessa brasileira aquando da maioridade.
Os próximos episódios da carreira de Endrick vão continuar no Brasil, mas falta pouco para a equipa de produção mudar-se para a capital espanhola, onde as premissas já estão montadas.
