Justiça

Tribunal liberta namorada e ex de traficante detidas em operação da PSP

Mulheres foram detidas durante operação da PSP Pedro Granadeiro/Arquivo

O Tribunal de Lisboa libertou duas mulheres detidas pela PSP por tráfico de estupefacientes, no Bairro Maria Pia, em Campo de Ourique, numa operação que culminou na apreensão de um quilo de cocaína. O principal alvo da investigação, um traficante conhecido das autoridades que abastecia outros traficantes, escapou. O Ministério Público pediu a prisão preventiva das duas detidas, de 34 e os 39 anos, a atual namorada e a ex-companheira do suspeito, mas o tribunal libertou-as por falta de indícios.

O advogado de uma das arguidas, Pedro Pestana, considerou a libertação justificada, visto que "apenas foi detida por ter um relacionamento amorado com o alegado traficante cadastrado que não foi detido."

"A minha cliente nunca foi sequer associada na investigação a qualquer transação de revenda, venda direta ou cessão de produto estupefaciente e na sua casa, não foi apreendido qualquer produto ilegal", explicou. As duas mulheres foram libertadas mediante a proibição de contactos entre suspeitos e apresentações periódicas à esquadra da residência.

A investigação da PSP iniciou-se em fevereiro de 2025 e dizia respeito à atividade de um grupo dedicado ao tráfico de droga na capital portuguesa. Entre os suspeitos, um conhecido das autoridades e já cadastrado por fornecer droga a outros traficantes e vender diretamente ao público no Bairro Maria Pia, junto a Campo de Ourique, Lisboa. Os agentes da PSP montaram a investigação que culminou numa operação com vista à detenção do principal arguido.

A operação desenrolou-se na passada semana e, numa garagem, dissimulado dentro do motor de uma viatura, foi encontrado um quilo de cocaína. A PSP deteve duas mulheres, com 34 e os 39 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes e em Tribunal, perante Juiz de Instrução Criminal, o Ministério Público pediu a aplicação de prisão preventiva, mas o tribunal acabou por libertá-las.

Rogério Matos