Pessoas

Emma Stone confessa acreditar em alienígenas na estreia de "Bugonia"

No Festival de Cinema de Veneza, atriz norte-americana Emma Stone surpreendeu ao falar de vida extraterrestre Foto: Tiziana Fabi/ AFP

A atriz norte-americana Emma Stone surpreendeu a imprensa ao assumir que acredita em vida extraterrestre. Filme "Bugonia", a sua nova parceria com Yorgos Lanthimos, foi exibido no Festival de Veneza e chega aos cinemas portugueses a 6 de novembro.

Emma Stone, vencedora do Oscar por "Pobres Criaturas", surpreendeu os jornalistas na conferência de imprensa de "Bugonia", o seu novo filme em colaboração com o realizador grego Yorgos Lanthimos, exibido em competição no Festival de Veneza. A atriz declarou acreditar na existência de vida extraterrestre, citando Carl Sagan como inspiração.

"Um dos meus ídolos sempre foi Carl Sagan, e ele acreditava profundamente que pensar que estamos sozinhos neste universo imenso é algo bastante narcisista", disse Stone. "Então, sim, estou a assumir: acredito em alienígenas", assumiu.

Uma sátira apocalíptica

"Bugonia" acompanha a história de dois jovens obcecados por conspirações que sequestram a poderosa CEO de uma grande empresa, convencidos de que ela é uma extraterrestre que pretende destruir a Terra. O filme é uma adaptação do sul-coreano "Save the Green Planet!" (2003), conhecido pela mistura ousada de ficção científica, suspense e drama psicológico.

O elenco conta com Emma Stone, Jesse Plemons, Alicia Silverstone, Aidan Delbis e Stavros Halkias. O argumento é assinado por Will Tracy, conhecido pela série "Succession", mantendo a habitual parceria de Stone com Lanthimos. Um novo trailer foi apresentado no dia da estreia em Veneza, com destaque para as interpretações de Stone e Plemons.

Segundo a revista "Variety", o filme é "fascinante" e Lanthimos está "no auge do seu jogo visionário e niilista". Já a "Time" destacou a interpretação de Stone como "excecional". A dupla já havia conquistado sucesso internacional com "Pobres Criaturas" e "A Favorita".

A estreia nos cinemas portugueses está marcada para 6 de novembro, mas antes o filme terá antestreia no "Tribeca Festival Lisboa 2025", que decorre de 30 de outubro a 1 de novembro na Unicorn Factory, no Beato. Lanthimos afirmou esperar "incitar as pessoas" a refletir sobre a extinção humana, numa sátira que aborda teorias da conspiração e alterações climáticas.

Sara Oliveira