Carminho (en)canta em Nova Iorque perto de Emma Stone com Taylor Swift na plateia
Na quarta-feira, a fadista portuguesa Carminho foi estrela na festa após a estreia do filme “Pobres criaturas” no qual participa. No evento, a artista lusa recriou a cena do cinema, sob o olhar emocionado da protagonista, a atriz Emma Stone, ao cantar e tocar guitarra portuguesa, com a cantora Taylor Swift a ouvir.
Corpo do artigo
Foi uma noite mágica aquela que, na quarta-feira, Carminho viveu em Nova Iorque, a pretexto do lançamento de “Poor Things” (“Pobres Criaturas”), o novo filme do realizador Yorgos Lanthimos, com Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe no elenco, no qual a fadista e compositora portuguesa entra.
Na longa-metragem, a artista representa uma interpretação inédita de “O Quarto”, tema do seu último álbum, “Portuguesa”, numa contracena com Emma Stone, a protagonista.
Após a estreia, seguiu-se a festa e, nas escadarias do restaurante Avra Rockefeller Center, Carminho cantou e tocou guitarra portuguesa tal como no filme, emocionando Emma Stone, que se aproximou para a ouvir.
Seguiram-se muitos aplausos e elogios de quem assistiu. Na primeira fila, entre outros famosos, destacou-se a presença da cantora Taylor Swift, que fez questão de conversar e tirar fotografias com Carminho, quem sabe a adivinhar uma possível surpresa nos espetáculos que tem marcados, para maio, em Portugal.
A fadista lusa foi convidada a participar em “Poor Things” (“Pobres Criaturas”) pelo realizador Yorgos Lanthimos, para “cantar um fado”.
“Ao reunir com ele, a minha sugestão foi o fado Menor, por ser embrionário da tradição, numa letra que eu mesma escrevi, trazendo à tona a intemporalidade e transversalidade do próprio estilo”, explicou, em entrevistas anteriores.
A própria notou “a importância que a guitarra portuguesa teria na cena”. Lanthimos aceitou a ideia e quis logo que ela o fizesse, sem saber que “nunca tinha tocado o instrumento na vida”.
“Depois de uma semana de trabalho duro, aceitei o seu desafio e tocar e cantar ao vivo no set. Até hoje ele não sabe que, por causa dele, toco um pouquinho de guitarra portuguesa”, confessou.
Missão cumprida e aprovada, Carminho partilhou imagens da noite que viveu em Nova Iorque, assumindo que jamais imaginou “a incrível experiência que iria viver e a maravilhosa reação a este filme impressionante”, que estreia em Portugal a 25 de janeiro de 2024.
“Ontem (na quarta-feira) assisti pela primeira vez ao filme e à cena em que canto e toco guitarra portuguesa. Que orgulho levar o fado e a língua portuguesa a um lugar tão especial, partilhando estes momentos com um realizador único e uma equipa fabulosa. Fiquei sem palavras”, acrescentou.
Por fim, “a cereja no bolo foi Emma Stone e eu, cúmplices de uma surpresa para todo o cast, equipa e convidados na festa que se seguiu!”, destacou, nitidamente realizada.