Tondela

Os carros de sonho para admirar no Caramulo Motorfestival

O Caramulo Motorfestival realiza-se de sexta-feira a domingo Foto: Direitos reservados

Há 170 máquinas inscritas na Rampa Histórica, onde vai ser possível ver um Bentley que fez as 24 horas de Le Mans na década de 1920, mas também um moderno SF90, o primeiro modelo híbrido da Ferrari.

A vila do Caramulo, no concelho de Tondela, é conhecida pelo seu Museu Automóvel e pela Rampa Histórica que anualmente ali é realizada. Porém, à volta deste evento, há muitas outras atividades ligadas aos automóveis e até às motas e aos aviões a acontecer: trata-se do Caramulo Motorfestival que se realiza de sexta-feira a domingo.

É uma oportunidade para ver de perto o Adamastor Furia, o primeiro supercarro de produção nacional, o Kimera 037, uma reinterpretação do mítico carro de rali da Lancia ou o Ford GT40, criado pela marca americana para derrotar a Ferrari em Le Mans, na década de 60. Passeios dos vários clubes automóveis nacionais, demonstrações, exposições temáticas e a presença de pilotos como John Watson, Luca Betti, Edgar Fortes, entre outros, são razões para dar um salto ao Caramulo, este fim de semana.

A Rampa Histórica do Caramulo disputa-se nas categorias Speedmasters (velocidade) e Chronomasters (regularidade). A prova, com 170 participantes, arranca na sexta-feira às 10 horas com o "warm up", e prossegue no sábado e no domingo, com partida às 8 horas e 30 minutos em ambos os dias. No museu, além da exposição permanente, há duas mostras temáticas: "The Fittipaldi Collection" e "A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores".

Ainda há quem diga, quando alguém acelera, que está a guiar "à Fittipaldi". No Caramulo Mortorfestival há uma exposição que retrata a vida deste piloto brasileiro que, antes de Nelson Piquet e de Ayrton Senna, foi bicampeão do mundo de Fórmula 1 (1972 e 1974) e de Fórmula Indy (1989). A história da carreira deste campeão carismático é contada pelas máquinas que pilotou.

Assinalando os 80 anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, o Caramulo MotorFestival apresenta uma mostra inédita de veículos originais de ambos os lados do conflito, acompanhados por centenas de artefactos de época. A experiência é enriquecida por um percurso imersivo em realidade virtual, que transporta os visitantes para cenários emblemáticos do conflito.

Ouvir o ronco do V6 do superdesportivo nacional

Entre os automóveis que poderão ser vistos no Caramulo, há bombas como o Lamborghini Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, os inesquecíveis Lancia 037 e a sua reinterpretação contemporânea, o Kimera, o Mercedes-Benz 300 SL "asas de gaivota", o LaFerrari com o seu V12 e muitos outros. Para muitos será a primeira oportunidade de ouvir o ronco do V6 biturbo do primeiro supercarro português, o Adamastor Furia, que vai captar muitas atenções. Além dos carros, o visitante pode cruzar-se com figuras como o ex-piloto de Formula 1 John Watson ou o ex-piloto de ralis e fundador da Kimera Luca Betti.

Para os proprietários de carros Porsche, Ferrari, Alfa Romeu, Mini, Mazda MX-5, Mustang, Citroen clássicos, entre outros, há passeios temáticos. Entre as jóias do passado, destaque para a oportunidade de recordar os UMM que participaram no Paris-Dakar, entre 1982 e 1984, os Bentley 3 Litre Speed, Ford GT40, o Renault 5 Turbo 2 Tour de Corse e o Jaguar XJR-5.

Motas e aviões também têm lugar

Para quem prefere as duas rodas, há a Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motas.

Rui Dias