Desporto

Países Baixos, Escócia e Dinamarca invictos na qualificação para o Mundial2026

Froholdt assinou mais uma boa exibição Foto: EPA

Os Países Baixos, a Escócia e a Dinamarca mantiveram este domingo os percursos invictos na qualificação para o Mundial2026 de futebol, num dia em que a Áustria sofreu a primeira derrota.

Depois de cinco vitórias nas primeiras cinco jornadas do Grupo H, a Áustria foi derrotada em casa da Roménia, por 1-0, com um golo de Ghita, aos 90+5 minutos, que mantém os romenos na luta pela qualificação direta para o Mundial2026.

A Áustria lidera com 15 pontos, mais dois do que a Bósnia-Herzegovina, cinco do que a Roménia e oito do que o Chipre (mais um jogo), enquanto São Marino (mais um jogo) está ainda sem qualquer ponto, depois de ser batido por 4-0 na receção aos cipriotas.

Os Países Baixos conseguiram a vitória mais expressiva do dia, ao golearem em casa a Finlândia, por 4-0, com golos de Malen (08), Van Dijk (17), Depay (38), de penálti, e Gakpo (84).

Esta derrota afastou a Finlândia da luta pelo apuramento direto, com os Países Baixos na frente do Grupo G, com 16 pontos, mais três do que a Polónia, seis do que a Finlândia (mais um jogo), com a Lituânia a ser quarta, com três, e Malta a estar em quinto e último, com dois.

Com os defesas Kiwior e Bednarek, do F. C. Porto, a titulares, a Polónia venceu em casa da Lituânia, por 2-0, num resultado com grande dedo de Szymanski, que marcou aos 15 minutos e assistiu Lewandowski para o segundo golo, aos 64.

A Dinamarca, com o portista Froholdt e o sportinguista Hjulmand a titulares, terminou com o sonho da Grécia, com Fotis Ioannidis (Sporting) no onze e Vangelis Pavlidis (Benfica) a entrar na segunda parte, de estar no Mundial2026, ao vencer em casa por 3-1.

Os nórdicos "mataram" o jogo na primeira parte, com golos de Hojlund (21), Andersen (40) e Damsgaard (41), este a passe de Froholdt, tendo Tzolis (63) reduzido para os gregos.

No outro encontro do Grupo C, a Escócia venceu em casa a Bielorrússia, por 2-1, com golos de Adams (15) e McTominay (84) para os britânicos e de Kuchko (90+6) para a equipa de Leste.

A Dinamarca e a Escócia vão lutar entre si pelo primeiro lugar e o acesso direto ao Mundial2026, ao liderarem com 10 pontos, mais sete do que a Grécia, com a Bielorrússia ainda a zero.

A grande surpresa da noite acabou por ser a vitória das Ilhas Faroé em casa sobre a República Checa, por 2-1, mantendo-se na luta pela presença no play-off no Grupo L, ao estar na terceira posição, com 12 pontos, menos quatro do que a Croácia (menos um jogo), um do que os checos, enquanto Montenegro (seis pontos) e Gibraltar (zero), ambos com menos um jogo, já estão afastados.

JN/Agências