Evasões

Prato do Dia: no Olívia, no Funchal, saímos felizes e apostados em voltar em breve

Olívia, no Funchal Foto: DR

De matriz contemporânea e mesa de vanguarda, é lugar privilegiado para a sua descoberta gastronómica deste ponto único da macaronésia.

É numa zona central do Funchal que encontramos o restaurante Olívia. De matriz contemporânea e mesa de vanguarda, é lugar privilegiado para a sua descoberta gastronómica deste ponto único da macaronésia. O Olívia é também plataforma de partilha de grandes momentos com muito estilo. Entramos e logo nos é indicado o lugar que nos foi reservado. Para começar, dispomos de gostosos croquetes de rabo de boi com maionese de mostarda, em jeito de dip para debicar à mão. Também existe um crocante de queijo de cabra com chutney de abóbora, com a massa folhada a servir de fundo para o encontro doce e salgado preconizado pelo prato. É muito bom, satisfação garantida.

Servidos em pratinhos, temos dois minipratos particularmente apetecíveis. Ceviche de peixe branco, a cura ácida que tanto gostamos, aqui vertida em delícia marítima. E moqueca de camarão, que complementa o primeiro momento fresco na perfeição. Gloriosa nos sabores, atrevida nas texturas, este miniprato é repleto de charme, ótimo para iniciar a exploração da bem recheada garrafeira da casa. Um verdelho madeirense pode ser a escolha mais adequada, mas o bem treinado pessoal saberá dar o melhor conselho.

Os pratos de peixe são um hino à produção local e ao produto português. Temos, por exemplo, gambas fritas em azeite de gengibre e pimenta, acompanhadas de puré de batata e espinafres salteados. Ligeiramente picante, é um prato equilibrado e saboroso, ninguém fica indiferente. Tropicalidade assumida. Apreciamos tranquilamente a posta de garoupa com risoto de algas e lima, o Atlântico no seu melhor. Belíssimo trabalho culinário. Há um lombo de bacalhau assado com batata e acelgas que fica na memória. Excelente conjugação de texturas e o bacalhau brilhantemente trabalhado. De portugalidade exacerbada são os tentáculos de polvo em azeite e alho com puré de batata. O polvo bem tenro, com o legume a estimular as papilas gustativas, tudo regado com bom azeite.

Nos pratos de carne também estamos garantidos. Faz-se um peito de pato com arroz de enchidos que apetece repetir várias vezes. Ligação feliz dos ingredientes entre si, o arroz genial a servir de pano de fundo com rasgo culinário. Há um pernil de cordeiro assado com esmagada de batata doce e couve romanesca assada que nos seduz logo na primeira garfada. E há um naco de acém Black Angus que nos hipnotiza. A terminação doce da refeição pode acontecer com o excecional creme de bolo de mel de cana feito aqui no Olívia. Ou pode preferir o brownie de chocolate e gelado que aqui se prepara. Saímos felizes e apostados em voltar em breve.

Olívia
Rua dos Tanoeiros, Funchal
Tel. 964 088 858
Web: places.singleplatform.com
Das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Fecha: Domingo e almoço de Sábado
Preço médio: 32 euros

Fernando Melo