Outrora abrigo de caçadores e pastores, o Abrigo do Pastor, na Camacha, é ponto obrigatório de referência para os amantes de carne e cozinha de tacho. Esta casa única representa hoje a grande tradição de grelhados da Madeira. Fica na Camacha, perto do Santo da Serra, um refúgio ainda pouco explorado na ilha.
Corpo do artigo
Outrora abrigo de caçadores e pastores, o Abrigo do Pastor, na Camacha, é ponto obrigatório de referência para os amantes de carne e cozinha de tacho. Esta casa única representa hoje a grande tradição de grelhados da Madeira. Fica na Camacha, perto do Santo da Serra, um refúgio ainda pouco explorado na ilha. O chef Aurélio Barbosa é cozinheiro de mão cheia e trabalha a grelha como ninguém, num entendimento quase telepático com as peças que se emprestam às brasas. Zélia Luís tem entendimento semelhante com os clientes que diariamente procuram refúgio serrano, onde os sabores são mais autênticos.
As entradas são todas maravilhosas, sabores sempre muito afinados. O simples bolo do caco com manteiga de alho é experiência deliciosa. Gosto muito do queijo fresco do Santo da Serra na couve, produção artesanal e muito saborosa. A carne de porco frita em vinho e alhos é excelente para picar e partilhar. A casa produz um dos meus petiscos favoritos, perninhas de rã panadas. Recomendo vivamente. Adoro as iscas de fígado com Madeira Boal, é outro petisco da minha perdição.
Entramos nos pratos de peixe e a toada de perdição permanece bem viva. Feito com excelente azeite, processa-se um bacalhau com broa de milho na telha de qualidade insuperável. Outro prato de grande nível são os bifes de atum com molho vilão. Este tempero é típico aqui da ilha e resulta muito bem na abordagem ao atum fresco. Claro que há filetes de peixe espada à Pastor, feitos segundo a grande tradição madeirense e tão do agrado de todos. E há um polvo à Pastor, próximo da variante lagareiro, que nos leva ao céu.
Nos pratos de carne vinga a espetada regional, exemplarmente preparada pelos mestres oficiantes na cozinha. Aconselho o T-bone de vaca, a peça que tem vazia de um lado e filet mignon do outro e que aqui é puxada ao extremo do sabor e suculência. Vale a pena explorar os cortes de bovino disponíveis, há muita variedade. Temos contudo algumas das especialidades da casa à nossa disposição, a que fazemos as honras com muito gosto. É o caso da caldeirada de cabrito na panela, um estufado lento de gabarito que nos dá a volta à cabeça. É brilhante o leitão assado à Pastor, de produção regional e quase caseiro. É fenomenal. Também se faz um bom coelho jovem estufadinho que se come até raparmos o tacho. À sobremesa, prove e delicie-se com a excelente mousse de chocolate que a casa prepara. Ou renda-se à tarte de maracujá, de sabores madeirenses autênticos. E diga para dentro um grande até já!
Abrigo do Pastor
Estrada das Carreiras 209, 9135-350 Camacha (Madeira)
Tel. 291 922 060
11h-23h
Fecha: Não fecha
Preço médio: 17 euros