Pessoas

Voz de "Dolores Umbridge" em audiolivros de Harry Potter "não estava a par" de polémica com J.K. Rowling

As críticas a J.K. Rowling têm vindo a intensificar-se nos últimos anos Foto: X

A preparar-se para dar voz a Dolores Umbridge nas novas edições áudio de Harry Potter, Keira Knightley garantiu não estar a par da polémica em torno de J.K. Rowling nem dos apelos ao boicote à obra da autora quando aceitou participar no projeto.

Keira Knightley afirmou que não tinha conhecimento dos apelos ao boicote a J.K. Rowling antes de aceitar integrar o elenco das novas versões áudio da saga Harry Potter.

"Não, não estava a par disso. Lamento muito. Estamos todos a viver um momento em que temos de aprender a conviver uns com os outros, não é? E todos temos opiniões muito diferentes", declarou a atriz ao site "Decider", durante a promoção do seu novo filme na Netflix, "The woman in cabin 10". "Espero que consigamos encontrar respeito mútuo", acrescentou.

A atriz britânica, de 40 anos, dará voz à personagem Dolores Umbridge nas novas "Full-cast audio editions de Harry Potter", um projeto que conta com inúmeros de intérpretes, incluindo Cush Jumbo (narradora), Hugh Laurie (Albus Dumbledore) e Riz Ahmed (Severus Snape).

As críticas a J.K. Rowling têm vindo a intensificar-se nos últimos anos, sobretudo após a sua reação à decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido que definiu legalmente o conceito de mulher com base apenas no sexo biológico. A autora tem sido acusada de promover posições transfóbicas, o que levou a uma onda de protestos por parte de fãs e figuras públicas.

Mais recentemente, a escritora voltou a gerar polémica ao responder a Emma Watson, no seguimento do afastamento da atriz e de outros colegas do elenco original dos filmes. Em declarações públicas, Rowling acusou Watson de ser "ignorante quanto ao nível da sua própria ignorância" relativamente aos direitos das pessoas trans.

Margarida Cerqueira