O jornalista italiano Sigfrido Ranucci foi alvo de um atentado bombista, que não causou vítimas, na quinta-feira à noite, noticiou a estação de televisão pública de Itália, RAI.
Sigfrido Ranucci é apresentador do programa de investigação Report, da RAI.
De acordo com a televisão pública italiana, o carro da filha de Ranucci e a fachada da casa do jornalista também ficaram danificados pela explosão, a 20 quilómetros a sul de Roma. Segundo o portal do programa Report, a força da explosão "poderia ter matado alguém que passasse por ali naquele momento".
A RAI referiu que o programa Report "fez história" no campo do jornalismo de investigação e Ranucci e a equipa do programa estão "mais uma vez" na linha da frente com investigações aprofundadas e cobertura de temas de política, economia e relacionados com a sociedade italiana.
Segundo a RAI, a polícia está a investigar o atentado, que provocou uma série de condenações de vários líderes políticos italianos. A chefe do Governo, Giorgia Meloni, manifestou "total solidariedade" ao jornalista e condenou "firmemente" o ato de intimidação.
No índice de liberdade de imprensa de 2025 da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a Itália ocupa a 49.ª posição.