Desporto

José Mourinho: "Às vezes apareço aqui rouco por gritar muito"

José Mourinho, treinador do Benfica Foto: Tolga Akmen/EPA

José Mourinho fez o lançamento da estreia na Taça da Liga frente ao Tondela. O técnico dos encarnados abordou a participação na prova, as eleições, falou de algumas situações clínicas de certos atletas e da voz rouca "por gritar muito" para que "o puzzle comece a solidificar".

Entre vários temas, José Mourinho abordou a questão do mercado. "Como treinador, conhecendo agora melhor os jogadores, disse para não se criar a perceção de que o Benfica precisava de cinco ou dez jogadores novos. Um ou dois jogadores-chave para limitações-chave. Às vezes são o suficiente para dar um cariz completamente diferente. Não pedi jogadores a ninguém. Ninguém me disse que ia dar jogadores. Internamente, claro que abro a minha análise. Falo sobre a minha visão e sobre o que acho que pode ser importante para melhorar. Não vou discutir convosco. A minha missão aqui não é a pedir, pedir e pedir jogadores. Tenho de trabalhar com os jogadores que tenho e melhorar a equipa com o que tenho. Se no mercado de janeiro, a direção puder ajudar-nos, volto a repetir, com um ou dois jogadores de determinado perfil, por mim seria ótimo. Que perfil? Aí já me vou esconder um bocadinho".

O técnico encarnado desvalorizou o impacto das eleições no plantel, frisando que estas se "há tanto tempo" que "não prejudicaram" os jogadores, nem terão tido "relação entre os resultados negativos e o período eleitoral".

Já o novo formato da Taça da Liga é visto pelo treinador setubalense com normalidade. "Habituei-me a jogar muitos jogos. Em Inglaterra também tinha Taça da Liga. Na minha cabeça, também no meu corpo, gosto de jogar. Nunca vou contra nenhum tipo de competição. Se a nível económico significa alguma coisa para os clubes, não foi uma coisa que me preocupou. Nem sei como acontecem as distribuições de receitas. Falando de um modo egoísta, é a única competição em Portugal que ainda não ganhei. Pode ser que consiga ganhar esta Taça da Liga. A partir do momento que o Benfica entra numa competição, tem de respeitá-la ao máximo e a essência do Benfica. Mesmo a jogar jogos particulares, o Benfica não pode fazer borrada. Esta taça não é para brincar, é para jogar. Como disse anteriormente, tenho de descansar alguns jogadores. Vou respeitar a competição, mas respeitando também as outras, mais importantes, os jogadores e o plantel. Amanhã vou fazer três ou quatro alterações".

José Mourinho garante, ainda, que o único momento em que lhe falaram das eleições foi para rubricar o vínculo. "Foi para me sensibilizarem a aceitar um contrato que tivesse em conta as eleições, com uma hipotética nova direção a poder decidir que eu não era o treinador que eles queriam. Este toque a nível contratual, em condições normais, nunca aceitaria, mas aceitei porque também queria ser ético relativamente às eleições e o que representavam".

As nuances ofensivas das águias e as indicações do compromisso defensivo de Lukebakio também não ficaram à margem. "Até brinquei com ele, porque disse-lhe que, por jogar ao lado oposto ao banco, não quer dizer que não o vejo. Às vezes apareço aqui rouco por gritar muito. As dinâmicas defensivas, principalmente quando se joga com muito jogadores de cariz ofensivo, são importantes. É importante que a equipa trabalhe bem defensivamente. Tivemos uma boa dinâmica ofensiva e boas ideias que trouxemos do treino para o jogo. Hoje só trabalhámos organização ofensiva, para dizer a verdade. É importante que a equipa comece a encaixar e que o puzzle comece a solidificar", atirou.

Por fim, Mourinho disse que Manu não está apto, que Joshua Wynder sofreu um problema ligeiro muscular, ao qual prefere não arriscar, e deu algumas ideias do processo de adaptação de Obrador.

"É possível que possa ter minutos amanhã. É um rapaz que tem boas condições. Tem de me aturar, tem de crescer do ponto de vista mental e da autoconfiança. Vai chegar. Não penso que é um produto acabado, de todo. É um bom miúdo, inteligente, aborve e procura melhorar. Acho que vai melhorar e chegar a um nível bom para nós. Tem um caminho a percorrer, mas nós estamos cá para percorrê-lo com ele", finalizou.

O Benfica recebe o Tondela, na Luz, num jogo agendado para quarta-feira, às 20.15 horas.

Redação