JN Tag

"A Terra Treme": um exercício para todos que pode salvar vidas

Iniciativa anual ajuda a recordar as medidas de proteção em caso de sismo Foto: DR

JNTAG - No dia 5 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Sensibilização para o Risco de Tsunami. Quer isto dizer que, por todo o país, incluindo em muitas escolas, se realizam ações de sensibilização sobre como agir em caso de sismo.

Em Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva é uma das entidades que se associa ao exercício de sensibilização "A Terra Treme", promovido a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e ao longo do dia dedica um espaço especial ao tema e realiza várias atividades sobre sismos.

Quais são as principais causas de sismos? Como podemos mitigar os seus efeitos? E o que devemos ter no kit de emergência? Estas e outras questões serão respondidas nas várias iniciativas e sessões com cientistas, que decorrem das 10 horas às 17 horas.

No átrio, os visitantes vão ser surpreendidos com um novo módulo expositivo, o NoRILLA. É uma construção à prova de sismo criada por Nesra Yannier, da Carnegie Mellon University. Cedido ao Pavilhão do Conhecimento pelo museu de ciência CosmoCaixa Barcelona, o módulo explora o efeito de um sismo em diferentes construções de blocos. Abana, abana, mas... será que cai?

Com a ajuda de especialistas de instituições científicas nacionais, os participantes da "Terra Irrequieta" vão descobrir a ciência por trás de um sismo, simular ondas sísmicas e acompanhar a sua evolução, aprender a reduzir os riscos em suas casas e testar os conhecimentos sobre sismos.

Às 11.05 horas, o Pavilhão do Conhecimento, em sincronia com escolas e instituições por todo o país, participa no exercício público de sensibilização para o risco sísmico "A Terra Treme".

Às 16 horas, os alarmes vão soar no Pavilhão do Conhecimento para um simulacro, que vai envolver visitantes e escolas, na presença do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Este é um evento gratuito e aberto todos.

Baixar, proteger e aguardar

O exercíco "A Terra Treme" é promovido à escala nacional, anualmente, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Com três gestos simples: baixar, proteger e aguardar. O exercício ajuda a conhecer e praticar estes três gestos que podem salvar vidas. Podes saber mais no site "A Terra Treme".

Patrícia Naves