A Polícia Judiciária de Braga está a realizar, desde a manhã desta quinta-feira, buscas nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, relacionadas com investigações a alegadas irregularidades com as contas da instituição.
Inspetores da PJ de Braga encontravam-se ainda ao início da tarde na secretaria do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho a recolher documentação da contabilidade, em suportes impresso e informático, com um mandado do Ministério Público.
As primeiras informações referem que a investigação criminal começou com denúncias anónimas, dando conta de alegadas irregularidades com pagamento de horas extraordinárias e do abastecimento de combustíveis, o que está a ser agora averiguado.
Bombeiros de Vieira do Minho "tranquilos"
Ao fim da tarde, a Associação Humanitária emitiu um comunicado, afirmando-se "tranquila e confiante da legalidade e integridade" das suas ações.
"Desde a primeira hora a direção e o comando acompanharam as operações no nosso edifício, colaborando integralmente com os inspetores, prestando toda a informação que era da sua responsabilidade", salienta a instituição.
"Continuaremos a colaborar com as autoridades judiciais, a fim de se esclarecer totalmente esta situação", conclui a Associação Humanitária.