Um sismo de magnitude 6,2 atingiu, esta segunda-feira, a mesma zona da costa nordeste do Japão que tinha sido atingida por um forte abalo no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami mas de menor gravidade.
O abalo ocorreu às 16.23 horas (7.23 horas em Portugal continental), a uma profundidade de dez quilómetros, nas águas da província de Iwate, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
As autoridades meteorológicas emitiram um alerta de tsunami devido à previsão de variações na maré até 20 centímetros ao longo da costa da província.
O sismo atingiu o nível 3 na escala de intensidade sísmica de sete níveis, que mede a intensidade do tremor e o potencial destrutivo, em várias regiões de Iwate e das províncias vizinhas de Aomori, Akita, Miyagi e Yamagata.
Não foram registados feridos ou danos significativos em consequência do abalo.
O sismo ocorreu um dia depois de um forte sismo, revisto para magnitude 6,9, ter atingido a mesma zona, desencadeando outro alerta de tsunami, que não resultou em incidentes graves.
O Japão está localizado na junção de quatro placas tectónicas, na chamada "Cintura de Fogo do Pacífico" e apresenta uma das maiores atividades sísmicas do mundo.
O arquipélago de 125 milhões de habitantes regista cerca de 1500 terramotos por ano, a maioria de baixa intensidade, embora os danos possam variar de acordo com a localização e a profundidade.