A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou uma proposta de regulação das novas tarifas do serviço público de transporte coletivo de passageiros do município (TUViana), que contempla um passe geral mensal de 20 euros (mais cinco euros de emissão), e de dez euros para pessoas com deficiência e séniores. A utilização da rede municipal será gratuita para jovens e antigos combatentes.
Os bilhetes ocasionais pré-comprados vão passar a custar 1 euro e 1,5 euros se adquiridos a bordo do autocarro, e poderão ser usados durante 1 hora, após validação, nas várias linhas.
A compra de dez viagens ocasionais simples dará direito a um bilhete grátis. O tarifário proposto prevê ainda bilhetes diários para toda a rede com um custo de 5 euros e de 12 euros para 3 dias.
A proposta de regulamento será submetida a consulta pública por um período de 30 dias e a parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), pelo que não há ainda uma data para entrada em vigor. Até conclusão do processo, circular nos autocarros do sistema "TUViana", que arrancou em 23 de setembro deste ano, continuará a ser grátis.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou há dias que a gratuitidade se irá manter, pelo menos, até ao final do ano.
De acordo com a proposta aprovada, na terça-feira, pelo executivo municipal, a alteração das tarifas a aplicar ao novo serviço, que até 22 de setembro estava concessionado a uma empresa (Transcunha), tem por objetivo "simplificar" a anterior tabela "passando de 48 preços para 10 preços". E ainda "permitir a utilização em toda a área da operação bem como incentivar o uso de passes".
Segundo a autarquia, o serviço arrancou com 11 linhas num total de 14, algumas delas agregadas, e ainda não foi atingido o pleno funcionamento. "Quando a linha que serve a Zona Industrial de Neiva entrar ao serviço, passam a ser 15 as linhas oficiais TUViana", informa a câmara municipal, referindo que um ""segundo anel" de freguesias abrangidas pelo serviço avançará de imediato, logo que possível o reforço de quadro de pessoal e de viaturas, cobrindo toda a zona litoral do concelho". Atualmente, estão ao serviço 27 agentes únicos de transportes coletivos (motoristas). A câmara já abriu quatro concursos para contratação de pessoal operacional para os 17 autocarros novos autocarros elétricos TUViana.