Delas

De investigadora a reitora da Universidade do Algarve. Eis Alexandra Teodósio

Investigadora e docente Alexandra Teodósio torna-se na primeira mulher a assumir a Reitoria da Universidade do Algarve Captura de ecrã/YouTube

Docente e investigadora Alexandra Teodósio é eleita reitora da Universidade do Algarve (UAlg) e torna-se na primeira mulher a assumir o cargo. Sucede a Paulo Águas.

Alexandra Teodósio é a primeira mulher a liderar a academia algarvia, tendo sido eleita por 19 dos 32 votantes, na reunião plenária do Conselho Geral da Universidade ao Algarve que decorreu no Campus de Gambelas, em Faro. Ao cargo candidataram-se também Luís Pedro Ribeiro e Nuno Gonçalo Bicho.

"Estou convicta de que todos juntos, a partir dos nossos campi e dos laboratórios vivos, sociais e naturais já consolidados na região algarvia, seremos capazes de nos afirmar como um referencial de sustentabilidade e inclusão, numa UAlg com impacto global - económico, social e ambiental", afirmou Maria Alexandra Teodósio, citada num comunicado da UAlg.

A docente e investigadora adianta que "é tempo de aproveitar" o momento que "a UAlg ilumina com a ciência", que coproduz e ensina, "e que o conhecimento gerado ajude a posicionar o Algarve na vanguarda das soluções do futuro".

Alexandra Teodósio foi vice-reitora para a internacionalização e desenvolvimento sustentável da UAlg nos dois mandatos do reitor cessante, Paulo Águas, tendo entre 2017 e 2021 sido vice-reitora para a investigação.

JN/Agências