Michele Dougherty, a primeira mulher astrónoma real do Reino Unido em 350 anos de História
O telescópio do pai fê-la descobrir para a Astronomia e, décadas depois, torna-se na primeira mulher nomeada Conselheira Oficial do rei Carlos III. Começa Michele Dougherty
Corpo do artigo
Com mais de três séculos e meio de História, o Observatório Real do Reino Unido recebe a sua primeira mulher responsável nomeada para o papel de conselheira do Rei Carlos III em matérias de astronomia. Michele Dougherty, que descobriu o gosto pelos céus quando ela, o pai e a irmã espreitaram Júpiter pela primeira vez num telescópio feito em casa, torna-se responsável máxima na função.
A nova responsável, natural de África do Sul, revela que não estudou ciências na escola secundária, mas tal não foi impeditivo de chegar onde chegou, fazendo formação universitária. "Quero envolver o público, entusiasmá-lo sobre o que fazemos na astronomia, mas também deixar claro o quão importante é o que fazemos para a economia do Reino Unido", afirmou Dougherty, professora de Física Espacial, citada pelo site BBC News nesta quarta-feira, 30 de julho.
A responsável de 63 anos, que esteve envolvida na missão de lançamento da sonda da Agência Espacial Europeia às luas geladas de Júpiter para avaliar se havia potencial para ter vida, quer trazer mais mulheres e raparigas para a Astronomia.