Mundo

Aprovação de gestão do governo por Trump caiu dez pontos desde março

O presidente norte-americano, Donald Trump Foto: Anna Moneymaker /Getty Images / AFP

A taxa de aprovação da gestão do governo pelo presidente norte-americano, Donald Trump, caiu 10 pontos desde março, para 33%, arrastada por maior descontentamento entre republicanos e independentes, segundo uma nova sondagem da AP-NORC.

A sondagem do Centro de Investigação de Assuntos Públicos da Associated Press-NORC foi realizada após as vitórias eleitorais dos democratas a 4 de novembro, mas antes de o Congresso avançar com medidas para tentar pôr fim à paralisação mais longa da história do governo norte-americano, que criou fortes perturbações na administração pública, transportes e limitou o acesso a ajudas públicas, incluindo alimentares.

Apenas 33% dos adultos norte-americanos aprovam a gestão do governo por Trump, uma queda em relação aos 43% registados numa sondagem da AP-NORC de março.

Esta queda foi impulsionada, em grande parte, por um declínio na aprovação entre republicanos e independentes: 68% dos republicanos disseram aprovar a gestão do executivo por Trump, 13 pontos abaixo dos 81% registados em março.

A aprovação entre os independentes também caiu 13 pontos, de 38% para 25%.

Uma esmagadora maioria dos democratas, 95%, continua a desaprovar a gestão de Trump, em comparação com 89% em março, cerca de dois meses depois de Trump ter tomado posse para o seu segundo mandato.

Com outras sondagens recentes sobre a paralisação governamental a indicarem que a responsabilidade pela paralisação governamental era atribuída pelos eleitores em maior parte aos republicanos, Trump e os líderes do partido esforçaram-se nas últimas semanas para culpar os democratas, mas os dados da AP-NORC sugerem que tal não surtiu efeito.

A falta de fundos desde 1 de outubro afetou o tráfego aéreo, deixou centenas de milhares de funcionários federais sem salário e comprometeu a assistência alimentar a alguns dos americanos mais vulneráveis.

Um terço dos adultos aprova o desempenho geral

Outras mudanças drásticas - e polarizadoras - implementadas por Trump na governação nos últimos meses, incluem o desmantelamento de agências e a realização de vagas de despedimentos em massa.

Mesmo com a queda do apoio à sua gestão governamental, a taxa geral de aprovação de Trump manteve-se estável na nova sondagem, em níveis baixos.

Cerca de um terço dos adultos americanos, 36%, aprovam o seu desempenho geral na presidência, praticamente em linha com os 37% registados numa sondagem AP-NORC de outubro.

A aprovação da sua atuação em questões-chave como a imigração e a economia também praticamente não se alterou desde o mês passado.

Apesar de a saúde pública ter surgido como um ponto crucial no debate sobre a paralisação do governo, com os democratas a exigirem que os republicanos negociassem a prorrogação dos créditos fiscais que expiram a 01 de janeiro, a aprovação de Trump sobre o assunto, que já era bastante baixa, melhorou ligeiramente.

Cerca de um terço (34%) dos norte-americanos disseram aprovar a atuação de Trump na área da saúde na sondagem de novembro, em comparação com 31% em outubro.

JN/Agências