Derrota democrata e divulgação dos ficheiros Epstein. O que significa o fim da paralisação do Governo Trump?

Presidente norte-americano, Donald Trump, com aliados republicanos durante assinatura de projeto para encerrar paralisação do Governo federal dos EUA
Foto: Bonnie Cash / EPA/ Pool
A paralisação do Governo federal dos Estados Unidos acabou ao final da noite de quarta-feira (já madrugada de quinta-feira em Portugal), com o presidente Donald Trump a assinar uma legislação que permitirá o financiamento até janeiro, após a aprovação no Congresso. O fim do "shutdown" ocorreu após um grupo de senadores democratas ceder à promessa republicana de que a extensão de subsídios de Saúde será votada até ao final do ano. A volta das atividades poderá, no entanto, trazer o caso dos ficheiros Epstein de volta aos holofotes.
Corpo do artigo
"Hoje estamos a enviar uma mensagem clara de que nunca cederemos à extorsão", afirmou Trump na Sala Oval, rodeado de políticos do Partido Republicano. O presidente dos EUA voltou a culpar os democratas e apelou aos norte-americanos a não se esquecerem da paralisação quando votarem nas eleições intercalares de 2026, daqui a um ano.
