Há boas notícias para os pensionistas. As pensões de dezembro e o subsídio de Natal vão ser pagos mais cedo, na sexta-feira, dia 5 de dezembro, uma vez que o dia 8, segunda-feira, coincide com o feriado da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal.
O calendário dos pagamentos está disponível no site da Segurança Social, que junta no mesmo dia o vencimento dos apoios às rendas, pensões, complemento solidário para idosos, a prestação social para a inclusão e o reembolso de despesas de funeral. O orçamento das famílias fica, assim, reforçado antes do feriado e do período de festas que se avizinha.
No caso dos aposentados da Administração Pública, o subsídio de Natal chega já na próxima semana com a pensão de novembro, que é paga no dia 19.
Já o rendimento social de inserção e o subsídio de apoio ao cuidador informal só serão vencidos a 22 de dezembro.
O calendário da Segurança Social foi divulgado numa altura em que já são conhecidas as atualizações das pensões para o próximo ano. A ministra do Trabalho afirmou, no Parlamento, que as reformas mais baixas deverão ter um aumento de 2,79% em 2026, 0,5 pontos percentuais acima da inflação de 2025, e que a atribuição de um suplemento extraordinário dependerá da folga orçamental.
Atualmente, existem 2,09 milhões de cidadãos que recebem a pensão de velhice em Portugal e o valor médio mensal é de 665,99 euros. Segundo os dados da Segurança Social, de setembro, estão ainda atribuídas pensões de sobrevivência a 698 946 pensionistas, com um valor médio mensal de 342,23 euros. A pensão de invalidez chega a 156 082 beneficiários e o valor médio situa-se nos 518,06 euros.
O complemento solidário para idosos abrange 232 750 pessoas e o valor médio do subsídio é de 198,48 euros. Em 2026, o Governo vai aumentar a prestação em 40 euros. As pensões a partir de 575 euros não vão poder usufruir do apoio do Estado, apesar de o valor de referência ter subido para os 670 euros.