Desporto

Portugal marca nove golos à Arménia no Dragão e qualifica-se para o Mundial de 2026

Lusos aplicam grande goleada Foto: Manuel Fernando Araújo/Lusa

A seleção nacional assegurou o apuramento para o Mundial de 2026, ao golear a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, na sexta e última jornada do Grupo F. João Neves e Bruno Fernandes assinaram um hat-trick cada um.

A jogar com uma camisola de cor preta em homenagem à conquista da Bola de Ouro de Eusébio em 1965, Portugal entrou a todo o gás e, logo aos sete minutos, o defesa Renato Veiga aproveitou um ressalto após um livre e estreou-se a marcar pela equipa das quinas. Dez minutos depois, surpresa total com o golo do empate de Eduard Spertsyan, que surgiu na pequena área para bater Diogo Costa.

A reação lusa surgiu em grande e nunca mais parou. Gonçalo Ramos aproveitou um atraso errado dos adversários e fintou o guarda-redes para devolver a vantagem, enquanto João Neves também se estreou a marcar, bisando, primeiro com um remate em força à entrada da área e, depois, com um livre exímio da zona central. Ainda antes do intervalo, Bruno Fernandes marcou o quinto de penálti.

A segunda metade começou como acabou a primeira e Bruno Fernandes bisou, antes de completar o hat-trick com nova penalidade concretizada pelo médio do Manchester United, após falta sofrida do estreante Carlos Forbs. Quem não quis ficar atrás foi João Neves, que também assinou um hat-trick, num lance de confusão finalizado pelo jogador do PSG.

Ao cair do pano, Francisco Conceição, saído do banco, aproveitou para fazer gosto ao pé, com um remate esquerdo que fixou o resultado em nove golos para os portugueses.

Portugal garante, assim, um lugar na fase final do torneio do próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México (11 de junho a 19 de julho), que, pela primeira vez, vai ter 48 seleções.

Veja os golos:

José C. Silva