Desporto

Países Baixos e Alemanha festejam apuramento para o Mundial 2026 à grande

Woltemade abriu caminho à vitória da Alemanha sobre a Eslováquia Foto: Federação Alemã de Futebol

As seleções dos Países Baixos e da Alemanha tornaram-se, esta segunda-feira, as mais recentes apuradas para a fase final do próximo Campeonato do Mundo, graças a goleadas sobre a Lituânia e a Eslováquia, respetivamente.

Alemanha e Países Baixos não facilitaram e também juntaram o nome à lista de seleções já apuradas para a fase final do próximo Campeonato do Mundo. Ambas entraram na última jornada em vantagem e confirmaram o primeiro lugar nos grupos A e G, respetivamente.

Esta segunda-feira, em Leipzig, a Eslováquia, que assim vai ao playoff, foi a jogo em igualdade pontual com a "mannschaft", mas ao intervalo já tinha o sonho desfeito. A Alemanha foi avassaladora e marcou quatro golos na primeira parte, aniquilando cedo a hipótese de uma surpresa (6-0).

Livre de sobressaltos foi também a qualificação dos Países Baixos, que carimbaram o passaporte graças a uma goleada imposta à Lituânia, por 4-0, relegando a Polónia para o segundo lugar do Grupo G, apesar do triunfo sobre Malta (2-3), com o portista Kiwior a titular.

Nota ainda para dois benfiquistas: Ivanovic foi titular na vitória da já apurada Croácia em Montenegro, por 2-3, enquanto Leandro Barreiro não evitou a derrota do Luxemburgo com a Irlanda do Norte (1-0).

A fase de qualificação europeia fecha terça-feira, com destaque para as decisões nos grupos C e H, cuja derradeira jornada coloca frente a frente os dois primeiros classificados, separados por menos de três pontos.

Assim, a Dinamarca entra com avanço em Glasgow, mas uma derrota apura a Escócia diretamente para o Mundial 2026. Cenário parecido é o do Grupo H, com a Bósnia e Herzegovina a jogar em Viena sabendo que uma vitória neste embate arbitrado por João Pinheiro lhe permitirá ultrapassar a Áustria.

Também nos grupos B e E, o primeiro lugar está em aberto, mas nestes casos o líder tem a vida muito mais facilitada. O Kosovo ainda tem uma palavra a dizer, mas terá que golear a Suíça por mais de seis golos para ultrapassar os helvéticos. Hercúlea é também a tarefa da Turquia que apenas pode alcançar o primeiro lugar do Grupo E se golear a Espanha por mais de sete golos.

Ainda por confirmar, mas também encaminhada, está a qualificação da Bélgica, líder do Grupo J, que nem precisa de vencer o Liechtenstein caso não haja vencedor no jogo entre País de Gales e Macedónia do Norte.

Redação