FC Porto sofreu a primeira derota na prova cedendo em casa frente aos noruegueses do Elverum, enquanto o Benfica mostrou consistência para superar os suecos do Karlskrona. Equipas lusas seguem em boa posição para o apuramento.
As equipas portuguesas viveram emoções contrastantes na Liga Europeia de andebol. No Dragão Arena, o F. C. Porto sofreu a primeira derrota (31-29) na competição esta época, frente aos noruegueses do Elverum, enquanto o Benfica manteve o registo vitorioso frente aos suecos Karlskrona, vencendo por 36-33, no Pavilhão da Luz.
Os "dragões" não conseguiu travar a eficácia do Elverum, que saiu do Porto com um triunfo por uma pequena margem. A formação nórdica entrou mais assertiva e, apesar do bom arranque portista, rapidamente assumiu o controlo do marcador. A eficácia ofensiva dos noruegueses, que chegaram a ter 100% de acerto nos primeiros 12 minutos, criou dificuldades constantes à equipa de Magnus Andersson.
Abrahamsson entrou para a baliza e ainda deu resposta com intervenções importantes, mas o Elverum aproveitou duas exclusões consecutivas dos dragões para se manter por cima. O FC Porto reagiu e recolheu aos balneários a vencer por 19-16, graças a um golo de Pedro Oliveira nos segundos finais.
No segundo tempo, já sem Gunnarsson, lesionado na primeira parte, os portistas perderam alguma profundidade ofensiva e enfrentaram um adversário sempre perigoso. A reta final foi vivida com grande equilíbrio, mas os noruegueses mostraram maior frescura e eficácia, selando a primeira derrota europeia dos dragões nesta temporada.
Os azuis e brancos seguem no primeiro lugar do grupo D, e apesar deste revês, podem selar o apuramento para a fase seguinte, na próxima semana, em casa, frente ao islandeses do Fram.
Em Lisboa, o Benfica apresentou-se sólido e competente, construindo uma vitória segura frente ao Karlskrona. Os encarnados entraram bem, com Rangel da Rosa a destacar-se entre os postes e Javi Rodríguez a assinar um início irrepreensível, com seis golos em outras tantas tentativas. Ao intervalo, o Benfica já liderava por 18-13.
Na segunda parte, a equipa de Jota González soube gerir a vantagem, respondendo sempre às investidas dos suecos e garantindo um triunfo sem sobressaltos.
Javi Rodríguez foi a grande figura da partida, terminando com 12 golos em 12 remates, naquela que foi a sua melhor exibição desde que chegou ao clube. Com este resultado, o Benfica soma seis pontos em quatro jogos e segue em segundo lugar no grupo E, tendo como próximo adversário os alemães do Melsungen, que lideram a poule.