Desporto

Deniz Gul marcou no empate da Turquia em Espanha

Deniz Gul estreou-se a marcar pela Turquia, que terá disputar o play-off para chegar ao Mundial Foto: EFE

Avançado portista foi o autor do primeiro golo sofrido pela seleção espanhola na fase de apuramento para o Mundial. "La Roja" está qualificada, tal como Escócia (com muita emoção à mistura), Áustria, Suíça e Bélgica

O fecho da fase de grupos da zona europeia de qualificação para o Mundial 2026 trouxe a confirmação do esperado apuramento da Espanha, apesar do empate desta terça-feira, em Sevilha, com a Turquia (2-2), na última jornada. O portista Deniz Gul foi o autor do primeiro golo sofrido pelos espanhóis no Grupo E, estreando-se a marcar pela seleção turca, num jogo em que Samu entrou na segunda parte, quando "La Roja" procurava chegar a uma vitória que não viria a conseguir.

A partida mais dramática da noite aconteceu em Glasgow, onde a Escócia bateu a Dinamarca (4-2), selando a qualificação como primeira do Grupo C, depois de ter iniciado a jornada um ponto atrás dos nórdicos. Titular, tal como o portista Froholdt, o leão Hjulmand teve uma noite infeliz, com participação indireta nos dois golos marcados nos descontos pelos escoceses, que abriram caminho a uma enorme festa nas bancadas do Hampden Park.

Em Viena, a Áustria teve de sofrer, mas o empate com a Bósnia-Herzegovina (1-1) garantiu-lhe a liderança do Grupo H e o passaporte para o Campeonato do Mundo. A Suíça também empatou em casa, com o Kosovo (1-1), mas festejou a qualificação no topo do Grupo B, enquanto a Bélgica goleou o Liechtenstein (7-0) e confirmou o primeiro posto do Grupo J.

As cinco seleções apuradas no fecho da última jornada juntam-se a Alemanha, França, Portugal, Países Baixos, Noruega, Inglaterra e Croácia no Mundial, havendo mais quatro vagas europeias em aberto, que serão definidas no play-off de março.

Essa ronda decisiva será disputada por 16 equipas, as 12 segundas classificadas dos grupos (Itália, Dinamarca, Turquia, Ucrânia, Polónia, Gales, Chéquia, Eslováquia, Albânia, República da Irlanda, Bósnia-Herzegovina, Kosovo) e mais quatro vencedores de grupos da última Liga das Nações (Suécia, Roménia, Macedónia e Irlanda do Norte).

O sorteio deste play-off, cada um com quatro seleções, marcado para quinta-feira, definirá o caminho que as 16 equipas terão de percorrer (meias-finais e final) para chegarem ao Mundial.

Nuno A. Amaral