
Portugal goleou a Arménia, por 9-1, no Estádio do Dragão
Foto: Miguel Pereira
A seleção nacional vai encabeçar um dos 12 grupos do Campeonato do Mundo de 2026 e evitar, assim, alguns dos nomes mais sonantes na fase de grupos da competição, que se vai realizar nos Estados Unidos da América, México e Canadá.
Corpo do artigo
A goleada deste domingo sobre a Arménia confirmou a presença de Portugal no Campeonato do Mundo, para o qual já estão apuradas 32 das 48 seleções que vão disputar a competição.
A equipa das quinas vai ser uma das 12 cabeças de série e evitará, por isso, alguns dos grandes tubarões na primeira fase, cujo sorteio se realiza no próximo dia 5 em Washington DC, nos Estados Unidos
Portugal vai encabeçar um dos 12 grupos, juntamente com Estados Unidos da América, México, Canadá - países anfitriões -, Argentina, França, Inglaterra, Brasil e, muito provavelmente, Espanha, Países Baixos, Bélgica, que ainda não completaram a fase de qualificação, e uma seleção saída dos play-offs.
Os dois primeiros classificados de cada grupo e os oito melhores terceiros seguem para os 16 avos de final, eliminatória que não existia quando o Mundial era disputado por 32 países.
A maior facilidade no apuramento abriu vaga a países que nunca tiveram a hipótese de pisar o grande palco mundial: Jordânia e Uzbequistão selaram as respetivas vagas na qualificação asiática, enquanto Cabo Verde fez uma festa inédita em África, confederação na qual o Congo conseguiu, este domingo, bater a Nigéria nos penáltis e selar a presença no play-off intercontinental

