As fases de qualificação terminaram na madrugada desta quarta-feira, com 42 nações já garantidas na fase final. As restantes seis vagas serão atribuídas via play-off, no próximo ano.
Desses lugares ainda em aberto, quatro serão atribuídos a seleções europeias, enquanto as restantes serão discutidas entre Suriname, Nova Caledónia, Jamaica, Bolívia, Iraque e Congo.
No playoff europeu estarão Eslováquia, Kosovo, Ucrânia, Turquia, República da Irlanda, Polónia, Bósnia e Herzegovina, Itália, País de Gales, Albânia, Dinamarca, Chéquia, Roménia, Suécia, Macedónia do Norte e Irlanda do Norte.
Estas 16 seleções serão distribuídas por quatro grupos e disputarão, sempre a um jogo, meias-finais e final, com os quatro vencedores da final a garantirem a presença no Mundial 2026. O sorteio realiza-se na quinta-feira, em Zurique (Suíça).
De resto, entre as seleções já apuradas, destacam-se Cabo Verde, Jordânia, Uzbequistão e Curaçau, que vão marcar presença num Campeonato do Mundo pela primeira vez. A este grupo podem juntar-se Suriname e Nova Caledónia, que também nunca disputaram um Mundial.
Eis as 42 seleções já garantidas no Mundial 2026:
ÁFRICA (9): Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde (estreante), África do Sul, Costa do Marfim e Senegal;
AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARAÍBAS (6): Canadá (anfitrião), Estados Unidos (anfitrião), México (anfitrião), Curaçau (estreante), Haiti e Panamá;
AMÉRICA DO SUL (6): Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai;
ÁSIA (8): Austrália, Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia (estreante), Uzbequistão (estreante), Catar e Arábia Saudita;
EUROPA (12): Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Bélgica, Suíça, Áustria e Escócia
OCEANIA (1): Nova Zelândia
A partir daqui, também já é possível ter uma noção da constituição dos potes para o sorteio da fase de grupos, ainda que de forma provisória.
Portugal estará no Pote 1, juntamente com México, EUA, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Países Baixos, Bélgica e Alemanha.
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Senegal, Japão, Irão, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
Pote 3: Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Qatar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul e Panamá
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Nova Zelândia, Haiti e Curaçau
A fase final da 23.ª edição do Campeonato do Mundo, que pela primeira vez vai ser disputado por 48 nações nos Estados Unidos, no Canadá e no México, decorre entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.
A primeira fase será dividida em 12 grupos de quatro equipas, com os dois primeiros de cada grupo, bem como os oito melhores terceiros classificados, a seguirem para a ronda seguinte.