Desporto

Arsenal goleia no dérbi do norte de Londres e consolida liderança da Liga inglesa

Gunners na frente do campeonato Foto: Ben Stansall / AFP

O Arsenal consolidou este domingo a liderança da Liga inglesa de futebol, depois de se impor ao Tottenham, por 4-1, no dérbi do norte de Londres da 12.ª jornada, beneficiando da derrota do Manchester City na véspera.

Um dia depois da derrota dos citizens em casa do Newcastle (2-1), o Arsenal soube aproveitar para aumentar a vantagem no topo da classificação, passando a somar 29 pontos, mais seis do que o Chelsea, que defronta na próxima jornada, e sete do que o Manchester City, que caiu para terceiro.

O belga Leandro Trossard (36) deu vantagem aos "gunners", num encontro em que Eberechi Eze foi a grande figura, com um hat-trick, aos 41, 46 e 76 minutos, no seu primeiro dérbi do norte de Londres.

Depois de uma primeira parte em que não fez qualquer remate, o Tottenham ainda reduziu no seu primeiro "tiro" em toda a partida, num chapéu quase do meio-campo do brasileiro Richarlison (55), depois de uma recuperação de bola do português João Palhinha.

Com este resultado, os "spurs", que não vencem em casa do Arsenal para o campeonato desde novembro de 2010, seguem no nono posto, com 18 pontos, podendo ainda ser ultrapassados pelo Manchester United, de Ruben Amorim, que é 10.º, com os mesmos pontos, e recebe o Everton na segunda-feira.

O Aston Villa manteve o quarto lugar da Premier League, com 21 pontos, depois de vencer em casa do Leeds, 18.º e antepenúltimo, com 11, por 2-1, graças a um "bis" de Morgan Rogers na segunda parte.

O alemão Lukas Nmecha deu vantagem ao Leeds, aos oito minutos, antes de, já na segunda parte, o médio inglês dar o triunfo aos villains, com golos aos 48 e 75.

JN/Agências