O Lusitânia de Lourosa venceu este domingo fora o F. C. Porto B por 2-1, num jogo da 12.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol em que esteve a perder e as duas equipas acabaram reduzidas a 10 unidades.
Os portistas adiantaram-se no marcador com um golo do marfinense Karamoh, aos 54 minutos, Fabinho empatou, aos 59, e o lateral João Vasco, que entrara para o lugar de Danny, fez o 2-1 final, aos 85, a concluir uma jogada confusa na área portista.
A primeira parte deixou poucas saudades, pelo baixo ritmo e risco que as duas equipas evidenciaram, e o ponto alto foi um lance em que central Gabriel Brás, sem qualquer oposição, falhou um golo claro, a poucos metros da baliza de Vítor Hugo.
Tudo iria mudar na segunda metade e o primeiro sinal veio do técnico portista, João Brandão, que apostou numa nova dupla para o lado direito, com as entradas de Pedro Lima e André Miranda, para os lugares de Dinis Rodrigues e Brayan Caicedo,
Essas mexidas quase deram em golo aos 50 minutos, quando Gabriel Brás acorreu a um cruzamento da direita de Pedro Lima e, antecipando-se a um opositor, conseguiu rematar e forçar o guarda-redes Vítor Hugo a uma grande defesa, com a bola bater no poste antes de sair pela linha de fundo.
O golo que o F. C, Porto B procurou surgiu aos 54 minutos, após um cruzamento largo de Pedro Lima, tendo Kaué Rodrigues assistido de cabeça para Karamoh inaugural o marcador.
Só que o Lourosa não se ficou e deu uma resposta imediata, que se traduziu no golo do empate, quatro minutos volvidos, fruto de um remate potente, colocado e de fora da área de Fabinho.
Os forasteiros continuaram a ser mais perigosos, ameaçaram marcar outra vez aos 64 minutos, através de um contra-ataque mal definido, e Miguel Pereira também criou perigo, aos 67.
A situação complicou-se ainda mais para o F. C. Porto B aos 78 minutos, quando o central Felipe Silva viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, o que levou João Brandão a trocar Leonardo Vonic por António Ribeiro, para recompor o setor defensivo.
Com mais um, o Lourosa consumou a reviravolta aos 84 minutos, numa jogada de insistência, e algo confusa, na área adversária, que João Vasco, entrado pouco antes para o lugar de Danny, concluiu, desviando a bola para a baliza do F. C. Porto B.
Aos 87 minutos, Luís Rocha também foi punido com o segundo amarelo e ambas as equipas ficaram com 10 elementos.
André Miranda teve tudo para empatar a partida, aos 90+5 minutos, mas atirou fraco e para as mãos de Vítor Hugo.
Com esta derrota, o F. C. Porto permanece no 17.º lugar da classificação geral, com 11 pontos, e o Lusitânia de Lourosa salta do 16.º para o 10.º posto, tendo agora 14 pontos.