Mundo

Célula terrorista de grupo neonazi que preparava atentados desmantelada em Espanha

As autoridades apreenderam várias armas de fogo e armas brancas usadas em treinos paramilitares Foto: Polícia Nacional

Uma célula terrorista do grupo neonazi e paramilitar "The Base", que apela a atos violentos para provocar o caos em sociedades democráticas, foi desmantelada em Espanha.

"A Polícia Nacional desarticulou a primeira célula terrorista de caráter aceleracionista [que defende uma aceleração do capitalismo] detetada em Espanha", na província de Castellón (região da Comunidade Valenciana, no leste do país), divulgaram as autoridades espanholas esta segunda-feira.

O aceleracionismo é uma corrente ideológica associada à extrema-direita e aos movimentos defensores da supremacia branca, que pede uma "aceleração" do sistema capitalista e do caos para derrubar a ordem existente, através de atentados.

Na operação policial divulgada hoje, foram detidas três pessoas que faziam parte da organização supremacista "The Base"", nascida nos Estados Unidos em 2018 e "considerada terrorista na União Europeia, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia". Os três detidos são acusados de "pertencer a organização terrorista e captação, doutrinamento e treino com fins terroristas", assim como posse ilegal de armas, aponta o comunicado.

Várias armas apreendidas

Além das detenções, a Polícia apreendeu nove armas de fogo, munições, mais de 20 armas brancas, um "equipamento completo tático militar usado em atividades de treino", material e documentação "de caráter aceleracionista e supremacista", propaganda da organização, "material neonazi" e "documentação de exaltação de outras organizações terroristas".

"O líder da célula espanhola estava em contacto direto com o fundador de 'The Base'", um norte-americano que as autoridades dos EUA pensam estar na Rússia e que, sublinhou a Polícia espanhola, fez, há um mês, "um apelo para a consolidação das células espalhadas por vários países e a concretização de ataques seletivos com o fim de colapsar as instituições democráticas ocidentais".

Detidos altamente radicalizados

Segundo a Polícia Nacional, os três detidos em Espanha estavam "altamente radicalizados, baseavam o seu estilo de vida nos postulados da organização terrorista e na disposição de realizar atentados", tendo já feito "vários treinos táticos usando técnicas e material paramilitar".

A Polícia espanhola lembrou que a organização "The Base" quer "alcançar o objetivo de uma supremacia branca através do terrorismo" e "opera como uma rede descentralizada" de "pequenas células operacionais".

Fundador Rinaldo Nazzaro

Segundo a Polícia dos EUA e a Europol, o líder e fundador da "The Base" é o norte-americano Rinaldo Nazzaro e as primeiras referências à organização foram conhecidas em 2018. Membros da organização foram responsáveis, segundo as autoridades dos EUA, por atos de vandalismo contra sinagogas no país em 2019 e outras atividades com fins terroristas nos anos seguintes, também nos Estados Unidos.

Na Europa, a Europol e o Eurojust já coordenaram também operações internacionais que tinham células deste grupo como alvos, tendo sido detidos suspeitos em vários países (Bélgica, Croácia, Alemanha, Lituânia, Roménia e Itália). A União Europeia integrou o grupo "The Base" na lista de organizações terroristas em 2024.

JN/Agências