Mundo

Contagem de votos retomada nas Honduras com candidato apoiado por Trump em segundo lugar

Eleições ocorreram a 30 de novembro e apuramento continua. Foto: Lucas Aguayo / AFP

O problema técnico que suspendeu a divulgação da contagem de votos nas eleições presidenciais nas Honduras está superado e a informação indica que o candidato apoiado por Donald Trump está em segundo lugar.

A estrela da televisão Salvador Nasralla, que se apresenta pela terceira vez às presidenciais, lidera com 40,14% dos votos, com mais dez mil votos que o empresário Nasry Asfura, que tem 39,69%, com mais de 60% dos votos contados.

"Os números dão-nos razão. Vamos proteger esta vitória, porque pertence ao povo e ninguém lhe a vai retirar. Vamos ganhar", escreveu Nasralla, de 72 anos, nas redes sociais. O anúncio desencadeou a euforia na sede da candidatura.

O chefe da missão de observação da União Europeia, Francisco Assis, apelou aos partidos "para que se mantenham calmos".

Colocada sob pressão por Trump, qua a acusa de "procurar alterar" o resultado do escrutínio, a autoridade eleitoral reconheceu na terça-feira "problemas técnicos" para explicar uma longa pausa na contagem, mas prometendo respeitar "escrupulosamente a vontade popular".

O presidente norte-americano já disse que "os EUA não vão desperdiçar dinheiro" se Asfura não ganhar. Por outro lado, Trump perdoou o antigo presidente hondurenho Juan Orlando Hernandez, que esteve no caro entre 2014 e 2022 sob a bandeira do partido de Nasry Asfura. Na segunda-feira, saiu da prisão norte-americana onde estava a cumprir uma pena de 45 anos por tráfico de centenas de toneladas de cocaína para os Estados Unidos.

JN/Agências