Mundo

Duque familiar da princesa Diana e de Churchill acusado de estrangular ex-mulher

Charles James Spencer-Churchill herdou o ducado em 2014 depois da morte do pai Foto: David Jones/Getty Images

Um aristocrata britânico, familiar da princesa Diana e do antigo primeiro-ministro Winston Churchill, enfrenta acusações de estrangulamento da ex-mulher, segundo documentos judiciais divulgados esta quinta-feira.

O Duque de Marlborough, de 70 anos, tinha sido convocado para comparecer no Tribunal de Magistrados de Oxford, no centro de Inglaterra, sob três acusações de estrangulamento intencional não fatal contra a segunda mulher, Edla Marlborough, entre novembro de 2022 e maio de 2024 em Woodstock, Oxfordshire. No entanto, o juiz Kamlesh Rana foi informado de que Charles Spencer-Churchill "não poderia comparecer" na audiência de quinta-feira e o caso deverá ser reagendado para 5 de janeiro.

Charles James Spencer-Churchill, conhecido por Jamie Blandford, é membro de uma das famílias mais aristocráticas da Grã-Bretanha. Winston Churchill, primo em terceiro grau do duque, nasceu no Palácio de Blenheim, residência ancestral dos duques de Marlborough. Já a princesa Diana era também sua parente por parte do pai, da família Spencer.

O rei Carlos III recebeu os líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Blenheim, em 2024. Spencer-Churchill herdou o ducado em 2014, após a morte do pai, mas não é proprietário do palácio barroco do século XVIII, que é gerido por curadores e atrai milhares de visitantes todos os anos. Antes, em 2015, a rainha Camilla, então Duquesa da Cornualha, juntou-se ao duque para a inauguração de um busto de Winston Churchill nos jardins do palácio.

AFP