Mundo

FBI evita ataque terrorista planeado por jovem de 18 anos para véspera de ano novo

Christian Sturdivant, um jovem de 18 anos, estava sob investigação desde 2022 Foto: Direitos Reservados

O FBI anunciou, esta sexta-feira, que anulou um plano de ataque terrorista para a véspera de ano novo em Charlotte, na Carolina do Norte, tendo detido um jovem suspeito de ligações ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"O FBI e os nossos parceiros da aplicação da lei frustraram um potencial ataque terrorista na véspera de ano novo na Carolina do Norte; o suspeito foi diretamente inspirado pelo EI", informou a polícia federal norte-americana numa mensagem divulgada nas redes sociais.

O suspeito foi identificado como Christian Sturdivant, um jovem de 18 anos que estava sob investigação desde 2022 e que foi formalmente acusado de prestar "apoio material a uma organização terrorista estrangeira".

Segundo o comunicado, durante uma busca à residência do suspeito, os agentes encontraram um documento manuscrito intitulado "Ataque de Ano Novo 2026", no qual eram descritos planos para esfaquear até 20 pessoas e atacar agentes da polícia que respondessem ao incidente.

As autoridades não divulgaram detalhes adicionais sobre o local exato ou o alvo pretendido do ataque, limitando-se a informar que a intervenção permitiu evitar vítimas.

O diretor do FBI, Kash Patel, agradeceu o trabalho das forças envolvidas, afirmando que a cooperação entre as autoridades "salvou, sem dúvida, vidas", numa mensagem divulgada na rede social X.

JN/Agências