Porto

Luís Osório é o novo presidente do Conselho de Administração da STCP

Foto: Carlos Carneiro

Luis Osório foi eleito presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), cargo até então detido por Cristina Pimentel, anunciou a empresa.

De acordo com a empresa de transportes, Luís Osório e o novo conselho de administração assumem funções a partir de hoje.

Luís Osório é, desde janeiro de 2025, administrador da TMP - Transportes Metropolitanos do Porto. Foi durante seis anos (2018-2024) administrador executivo da Fundação Casa da Música, responsável comercial e de desenvolvimento de negócios da empresa de certificação de sistemas de gestão TUV Áustria (2019-2024), responsável de comercial e marketing da empresa especializada em estratégia e projetos de economia circular AENOR Portugal (2012-2018), entre outros.

Luís Osório, formado em gestão, substitui Cristina Pimentel, que tinha assumido o cargo em março de 2022, após ter suspendido o seu mandato enquanto vereadora na Câmara do Porto eleita pelo movimento independente de Rui Moreira.

O novo Conselho de Administração da empresa de transportes será ainda constituído pelos vogais executivos Ana Isabel Mena Matos e José Manuel Ribeiro.

Ana Isabel Menas Matos é diretora administrativa e financeira da TMP, foi diretora administrativa e financeira e de sistemas de informação da Fundação Casa da Música (2022-2025), diretora financeira do Secretariado Conjunto do Programa Interreg Espaço Atlântico (2018-2022), consultora na área de gestão e diretora do Colégio Alemão do Porto (2009-2017), deu aulas de economia na Universidade Católica, entre outros.

José Manuel Ribeiro foi presidente da Câmara de Valongo pelo PS entre 2021 e 2025 e é quadro sénior da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Já a Mesa da Assembleia Geral passará a ser presidida por Fernando Freire de Sousa. Cláudia Manuela Fernandes Silveira Viana ficará com a vice-presidência e Isabel do Céu Hora Bernardo será secretária.

O capital e participações sociais da STCP foram transferidos, em 2021, do Estado para os municípios do Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).

JN/Agências