
Desde a passagem de ano para 2020 que o fogo de artifício não é lançado da Câmara do Porto
Foto: Miguel Pereira
Operadores reforçam a oferta para as festividades no centro da cidade, à espera da adesão de multidões. Veja aqui as alterações e recorde quem vai animar a noite.
O Metro do Porto vai funcionar de forma ininterrupta na noite de Passagem de Ano, até às 6 da manhã de quinta-feira, altura em que passam a vigorar os horários habituais de domingos e feriados. A par do metro, a STCP preparou também uma operação especial de autocarros para garantir a mobilidade no Grande Porto durante as festividades de entrada do ano novo.
Operação do Metro do Porto
De quarta para quinta-feira, a operação decorrerá sem paragens em toda a rede, à exceção da Linha Violeta (E), cujas viagens terminam por volta da 1 da manhã, como em dias normais. O reforço especial entra em vigor a partir das 20 horas de quarta-feira.
A Linha Amarela (D), que serve a estação dos Aliados, local do fogo de artifício à meia-noite, terá circulações de seis em seis minutos até às 3 da manhã e de cerca de sete minutos a partir dessa hora. A Linha Azul (A) funciona com frequências de 10 minutos até às 3 da manhã, passando para intervalos de 15 minutos. A Linha Verde (C) terá circulações de 15 em 15 minutos até à meia-noite e de 30 minutos até às 6 da manhã.
A Linha Vermelha (B) manterá uma frequência constante de 30 minutos durante toda a noite, enquanto a Linha Laranja (F) funcionará com intervalos de 20 minutos entre as 20 horas e as 3 da manhã e de 30 minutos até às 6 da manhã.
Operação da STCP
Também a STCP vai reforçar o serviço de autocarros na noite de 31 de dezembro e na madrugada de 1 de janeiro. A operação especial contempla mais viagens, maior capacidade e serviço ininterrupto até ao amanhecer.
Entre as 21 horas e às 2.30 horas, serão reforçadas 11 linhas de serviço noturno, com frequências até 15 minutos e autocarros de maior capacidade nas linhas 200, 501, 502, 600, 602, 700, 701, 702, 800, 801 e 903.
Ao longo da noite, a Rede da Madrugada contará com 12 linhas de operação, oito das quais reforçadas até às 5.30 horas, com intervalos entre 15 e 60 minutos, incluindo as linhas 4M, 5M, 7M, 8M, 9M, 10M, 12M e 13M.
Algumas linhas terão términos excecionais no centro da cidade, nomeadamente na Cordoaria, no Mercado do Bolhão, na Batalha e em São Bento, abrangendo linhas com serviço noturno e linhas que iniciam o serviço regular antes das 7 da manhã.
Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, a rede da STCP funcionará de acordo com os horários habituais de domingos e feriados, com reforço do serviço nos principais eixos da rede, incluindo zonas como Campo Alegre, Boavista, Aldoar, Monte dos Burgos, Amial, Areosa, Fernão Magalhães, Valongo, Gondomar e Arrábida.
São válidos o passe Andante, as viagens ocasionais e o bilhete de bordo, que pode ser adquirido com pagamento através de MB Way ou da aplicação Anda.
Trânsito e restrições
Perante a elevada afluência de público prevista para a festa, o trânsito estará sujeito a restrições entre as 19 horas de 31 de dezembro e as 7 horas de 1 de janeiro. Durante este período, a circulação será interditada nas ruas de Gonçalo Cristóvão e de Almada (a norte), na Praça de Almeida Garrett (a sul), nas praças da Batalha e dos Poveiros (a este) e nas ruas de São Filipe de Nery e dos Clérigos (a oeste).
Entre as 21.30 horas e a 1 da manhã de 2026, o acesso à zona envolvente da câmara municipal estará interdito, local onde será lançado o fogo de artifício. O espetáculo, que este ano alia pirotecnia a uma componente multimédia com luz, vídeo e som, terá a duração de 11 minutos e arranca com a tradicional contagem decrescente nos últimos três minutos de 2025. O custo total ronda os 475 mil euros.
Concertos e celebrações
Clã, Nininho Vaz Maia e Beatbombers são os artistas escolhidos para animar a entrada em 2026 na Avenida dos Aliados, no Porto. A festa tem início às 22 horas com o concerto dos Clã, banda com mais de 30 anos de carreira. Nininho Vaz Maia sobe ao palco 30 minutos depois da meia-noite, seguindo-se os Beatbombers. As celebrações prolongam-se no dia seguinte, a partir das 16 horas, com o tradicional Concerto de Ano Novo, na Avenida dos Aliados, este ano a cargo da Banda Sinfónica Portuguesa.
