Delas

Esquis, costura e bordado. Quem é Vanina Guerillot, a esquiadora que repete por Portugal nos Olímpicos de Inverno

Representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno "é uma honra para as minhas raízes e para toda a comunidade portuguesa que vive fora do país", diz esquiadora Vanina Guerillot Oliveira Instagram/Vanina Guerillot Oliveira

Tem origens em Guimarães, estuda desporto e leva pela segunda vez Portugal aos Olímpicos de Inverno. Vanina Guerillot Oliveira vai desfilar, nesta tarde de sexta-feira, 6 de fevereiro, a bandeira portuguesa e é a única mulher da comitiva a participar no Milão-Cortina2026, que decorre até 22 de fevereiro.

É lusodescendente, com mãe portuguesa, tem 23 anos e é a segunda vez que Vanina Guerillot Oliveira, atleta na modalidade de esqui alpino, vai carregar a bandeira portuguesa na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, agora em Cortina d"Ampezzo, Itália, e num momento que terá transmissão esta sexta-feira, 6 de fevereiro, a partir das 19.00 horas na RTP2 e na Eurosport.

A esquiadora portuguesa e francesa - a única mulher de uma comitiva nacional composta por três desportistas e a primeira a participar em duas olimpíadas - estreou-se neste papel quando, em 2022, fez a sua primeira participação olímpica, em Pequim. Agora, repete a proeza. "É um orgulho ser novamente porta-estandarte da Equipa Portugal. Para além do momento especial, é também uma honra para as minhas raízes e para toda a comunidade portuguesa que vive fora do país", afirmou a atleta, citada pelo Comité Olímpico Português (COP).

Com avós maternos naturais de Atães, perto de Guimarães, Vanina Guerillot Oliveira nasceu em França, começou a esquiar aos dois anos, pela mão do pai Yannick Guerillot, o seu treinador. "Assim que podia andar, [os meus pais] colocaram-me sobre esquis", revelou o site Olympics.

A carreira internacional começou aos 14 anos, ainda nem há uma década, mas antes decidiu alinhar por Portugal. "Aos 13 anos, decidi escolher porque tinha dupla nacionalidade. Queria aproveitar porque adoro este país. Queria simplesmente concorrer à Federação Portuguesa, não foi uma escolha por defeito. Adoro Portugal e adoro representá-lo", justificou em conversa com o Jornal Luso.

Segundo avança o COP, a atleta está a frequentar a licenciatura em Desporto na Universidade de Grenoble. De entre as suas preferências, Vanina Guerillot Oliveira gosta de lasanha, ouve London Grammar e revela talento para trabalhos manuais como costura e bordado.

Sobre as Olimpíadas, Vanina Guerillot Oliveira - cuja comitva integra também o irmão Emeric Guerillot e o atleta José Cabeça - espera ter sucesso no slalom. "Um resultado que me satisfaria seria, acima de tudo, uma corrida bem executada, onde sentisse que dei tudo de mim, culminando numa classificação que refletisse o meu empenho e nível de habilidade", sustentou.

A caminho de se tornar a primeira atleta com bandeira portuguesa e participar em dois jogos Olímpicos de Inverno, a esquiadora espera convocar outros através do exemplo. "Motiva-me ainda mais e espero que inspire outras jovens a acreditarem nos seus sonhos e a dedicarem-se totalmente ao desporto de alta competição", afirmou, considerando tratar-se de uma "recompensa por anos de trabalho árduo, perseverança e paixão". Guerillot vai participar nas provas de Slalom Gigante a 15 de fevereiro, a partir das 9.00 horas da manhã, e em slalom, três dias depois.

Carla Bernardino