Desporto

F. C. Porto vence Sporting e mantém vivo o Nacional de basquetebol

Dragões superaram o rival leonino Foto: Mário Vasa

O F. C. Porto venceu este sábado o Sporting, por 82-76, em jogo da 14ª jornada da fase regular do campeonato nacional de basquetebol, e mantém viva a luta no topo da tabela classificativa.

Desejoso de se estabilizar na Liga Betclic após sucessivas rondas de altos e baixos, o F. C. Porto recebeu um bom bálsamo com a vitória fora sobre o Sporting, por 76-82, na 14.ª jornada. Como a Ovarense foi bem sucedida no dérbi regional frente à Oliveirense, o desfecho em Alvalade não teve grandes efeitos em termos de classificação para os portistas - até porque não anularam a desvantagem no confronto direto com os leões, vitoriosos no Dragão por 76-82 -, mas uma renovada força anímica ninguém lhes tira.

No Pavilhão João Rocha, o êxito dos comandados de Fernando Sá começou a construir-se com a capacidade de resistir ao ímpeto inicial dos da casa, devido aos pontos de Francisco Amarante. Com a produção no ataque a aumentar progressivamente, os dragões distanciaram-se pela primeira vez com um parcial de 0-12 (de 25-21 para 25-33), a tirar partid0 de uma série de perdas de bola dos da casa. Outra fase positiva ocorreu no terceiro quarto (de 53-51 para 53-62), mas, à semelhança dos minutos anteriores, o emblema verde e branco recuperou, abrindo o último quarto a colocar-se na frente (64-62).

O clássico de parada e resposta resolveu-se a menos de quatro minutos do fim, com um triplo de Vlad Voytso (69-76) e uma grande solidariedade defensiva, capaz de responder até à desqualificação de Tanner Omlid, que tinha assinado a vantagem nos dois dígitos (72-82). A 22,9s do fim, Diogo Ventura ainda marcou um triplo à tabela (76-82), mas, como Malik Morgan não imitou o capitão leonino e este ainda cometeu uma falta ofensiva, o F. C. Porto sorriu e o Sporting deitou a perder o embalo do êxito alcançado na Luz há uma semana.

Catarina Domingos