Os portugueses Cristiano Ronaldo e José Mourinho são candidatos aos prémios de melhor futebolista e treinador do ano, respectivamente, mas não estarão presentes na Gala da Bola de Ouro FIFA, que vai decorrer, esta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.
Numa cerimónia em que nenhum dos dois estará presente, pelo facto de acontecer em véspera de um jogo do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, eleito melhor jogador de 2008, vai disputar o prémio com o argentino Leonel Messi, galardoado nos dois últimos anos e grande favorito, e o espanhol Xavi, ambos futebolistas do F.C. Barcelona.
Na corrida a melhor treinador do ano, Mourinho, que conquistou o galardão de 2010, concorre com o espanhol Pep Guardiola, grande favorito após ter vencido a Liga dos Campeões e a Liga espanhola com o F.C. Barcelona, e o escocês Alex Ferguson, que levou o Manchester United ao título inglês e à final da "Champions".
Além de Ronaldo, mais três portugueses estão nomeados para o "onze" do ano: os centrais do Real Madrid Ricardo Carvalho e Pepe e o extremo Nani, do Manchester United, jogadores que nunca entraram na equipa ideal.
Os candidatos ao melhor golo do ano são Messi, Neymar e Rooney.