O FC Barcelona empatou, este domingo, a um golo no campo do Espanyol, no "derby" da Catalunha, e deixou fugir o Real Madrid na liderança da Liga espanhola de futebol, no encontro que encerrou a 18.ª jornada.
Corpo do artigo
O empate deixa os campeões espanhóis na segunda posição, a cinco pontos dos "merengues", que no sábado golearam o Granada, por 5-1, no Santiago Bernabéu.
O FC Barcelona esteve em vantagem durante grande parte do encontro, graças a um golo de Cesc Fabregas, aos 15 minutos, mas Álvaro refez a igualdade aos 86. Nos instantes finais, Piqué ainda atirou uma bola à barra, num lance em que a equipa "blaugrana" ficou a pedir uma grande penalidade.
No terceiro lugar continua o Valência, que empatou com o Villareal (2-2), ficando agora a nove pontos do primeiro classificado.
E os estragos do embate no terreno do Villareal podiam ter sido ainda maiores para o terceiro classificado da tabela classificativa se Aritz Aduriz não tivesse feito o 2-2 na recta final do jogo, em cima do minuto 87.
Com o português Miguel na equipa durante os 90 minutos, o Valência assistiu a uma entrada aguerrida de uma equipa com novo treinador (Jose Francisco Molina) e determinada a fugir da zona de despromoção, que aos 18 minutos já vencia por 2-0, com golos dos argentinos Marco Ruben e Gonzalo Rodríguez.
Obrigados a correr atrás do resultado, os valencianos viveram momentos de tensão no campo, perdendo-se em confrontos com os adversários. A sorte mudaria o seu rumo perto do intervalo, quando o Villareal sentiu a pressão do triunfo e cedeu espaço para Feghouli fazer o 2-1, aos 41 minutos.
A passagem pelos balneários fez bem ao Valência, que aumentou o ritmo de jogo e fez o inevitável 2-2 mesmo sob o apito final, por Aritz Aduriz, evitando ficar a dez pontos do Real Madrid.
O dia tinha começado bem mais cedo para o Rayo Vallecano que, com uma vitória sofrida com o Sevilha (2-1), pôs fim a uma série de quatro derrotas consecutivas em La Liga e amargou o regresso do ex-benfiquista Reyes, vindo do Atlético de Madrid, a "casa" oito anos depois de partir.
Igual sorte não teve o Athletic Bilbao: repetindo o resultado mais comum da 18.ª jornada do campeonato espanhol -- o empate a zero -, os bascos saíram de Getafe, pela oitava temporada consecutiva, sem um triunfo que os podia ter colocado nos lugares de acesso à próxima edição da Liga Europa.