Economia

Exportações para a China quase triplicaram no primeiro semestre

As exportações portuguesas de bens para a China cresceram 183,3% no primeiro semestre deste ano, transformando aquele país no décimo maior cliente de Portugal, à frente do Brasil.

Nos primeiros seis meses deste ano, Portugal vendeu 440,6 milhões de euros em bens à China - quase o triplo dos 155,6 milhões que se havia registado no primeiro semestre de 2011.

As vendas de bens portugueses para China tiveram um crescimento significativo nos últimos anos - em 2009, estavam em apenas 97,3 milhões de euros.

Isso permite à China entrar no 'top ten' dos destinos das mercadorias portuguesas, que continua a ser dominado pelos parceiros da zona euro (seis dos dez), por outros clientes tradicionais (Reino Unido e Estados Unidos) e por Angola (que continua a ser o quarto maior destino de Portugal.

A China ultrapassou assim o Brasil como destino das exportações lusas. No entanto, as exportações para o Brasil também cresceram no primeiro semestre deste ano a um ritmo significativo, 8,9% - praticamente o mesmo ritmo a que cresceram as exportações em termos médios (9%).

Todos estes dados referem-se a valores nominais (ou seja, que não estão corrigidos para a inflação ou para efeitos cambiais).

O contributo do comércio internacional é considerado vital pelo Governo para o crescimento da economia nos próximos anos. Para 2012, o Executivo espera que as exportações portuguesas de bens e serviços cresçam 3,4 % (em volume, não em termos nominais).

Redação