Desporto

Tiago Pires cai para a repescagem no Rip Curl Pro Portugal

O surfista português Tiago Pires foi relegado este sábado para a eliminatória de repescagem do Rip Curl Pro Portugal, na praia de Supertubos, após terminar o 12.º "heat" da primeira ronda no segundo lugar, atrás do australiano Julian Wilson.

"Saca" ainda entusiasmou os presentes na praia penicheira que, quando o surfista luso ainda remava para apanhar a onda, lhe dedicaram a maior ovação do dia. O "tubo" de direita saiu praticamente perfeito e foi avaliado em 9,77. No entanto, e apesar das tentativas, prejudicadas pela "marcação" de Wilson, a sua segunda melhor manobra não foi além de 3,5.

O único representante português na competição contabilizou 13,27 pontos, insuficientes para superar Wilson, que se qualificou diretamente para a terceira ronda ao somar 15,53 (9,2 e 6,33). No último lugar da bateria tripartida terminou Adrian Buchan, com 3,13 (1,93 e 1,2), que, tal como "Saca", foi relegado para a repescagem.

A segunda eliminatória vai começar a ser disputada durante a tarde deste sábado e "Saca", que em nenhuma das três provas disputadas em Peniche passou a segunda ronda, vai defrontar no 12.º "heat" o norte-americano Kolohe Andino, que foi segundo na bateria com o australiano Joel Parkinson.

Além do surfista português, também os australianos Mick Fanning, campeão do Mundo em 2007 e 2009 e vencedor em Peniche em 2009, Taj Burrow, Bede Durbidge e o sul-africano Jordy Smith vão tentar, pela segunda vez, garantir a qualificação para a terceira eliminatória.

Em 2011, Adriano de Souza sagrou-se campeão do Rip Curl Pro Portugal ao vencer na final Kelly Slater, enquanto "Saca" não foi além do 25.º lugar em Supertubos, depois de ter sido eliminado brasileiro Heitor Alves na segunda eliminatória, para a qual tinha sido relegado por Gabriel Medina e Raoni Monteiro.

Redação