Sociedade

Quatro famílias desalojadas nos Açores devido ao mau tempo

Quatro famílias ficaram, esta quinta-feira, desalojadas na sequência dos ventos fortes sentidos nas ilhas Terceira e São Jorge, nos Açores, revelou o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

"Houve o registo de 67 situações,nomeadamente queda de árvores, danos em veículos causados pelaqueda das mesmas e casas destelhadas", referiu à Lusa JoséDias.

O presidente do Serviço Regional deProteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) frisou que o caso"mais preocupante e que mais cuidado inspirou" aconteceucom as quatro famílias desalojadas naquelas ilhas do grupo centraldo arquipélago e que foram transferidas para casas de familiares."Não há qualquer tipo de dano físico a registar, apenas danosmateriais", disse José Dias.

O presidente do SRPCBA referiu que aúltima informação que teve acesso do Instituto Português do Mar eda Atmosfera (IPMA) revela "uma melhoria significativa dascondições climatéricas no grupo ocidental a partir das 19 horasdos Açores [20 horas no continente] e do grupo central a partir das20 horas/21 horas locais".

Por outro lado, e de acordo com o IPMA,o agravamento do tempo far-se-á sentir nas ilhas do grupo orientalaté às 23:00 (meia-noite no continente), prevendo-se para a ilha deSão Miguel ventos constantes na ordem dos 78 quilómetros por hora,com rajadas até aos 130 quilómetros por hora.

Para Santa Maria, a previsão é deventos de 80 quilómetros por hora, com rajadas até aos 145quilómetros por hora.

Redação