O Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Proteção Civil dos Açores alertaram, esta quinta-feira, para o agravamento do tempo também nas ilhas do grupo oriental entre as 18 horas e as 23 horas locais.
Corpo do artigo
Para a ilha de São Miguel, a meteorologia prevê ventos constantes na ordem dos 78 quilómetros por hora (km/h), podendo haver rajadas que cheguem aos 130 km/h.
Para Santa Maria, a previsão é de ventos de 80 km/h que podem ter rajadas a atingir os 145 km/h.
O tempo deverá melhorar nestas ilhas a partir das 23 horas locais (uma hora mais tarde em Portugal continental), segundo o IPMA.
Este alerta para o grupo oriental junta-se aos que foram emitidos ao longo do dia para as restantes sete ilhas dos Açores, que estão sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, até à próxima madrugada.
No caso do grupo ocidental (Flores e Corvo), a previsão é de ventos constantes na ordem dos 118 quilómetros por hora e rajadas que podem atingir os 180 km/h. O tempo deverá melhorar nestas ilhas a partir das 19 horas locais.
Quanto ao grupo central, a Proteção Civil alerta que as ilhas mais atingidas serão o Pico e a Graciosa.
Na primeira, os ventos constantes serão de 96 km/h, com rajadas que poderão atingir os 153 km/h. Na Graciosa, as rajadas poderão chegar aos 184 km/h.
A ondulação prevista é de 12 a 14 metros para os dois grupos.
As condições meteorológicas começarão a melhorar no grupo central a partir das 21:00 locais (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge).
Segundo a Proteção Civil regional, não há registo de danos significativos nas ilhas relacionados com o mau tempo, existindo apenas notícia de árvores caídas e alguns telhados danificados.
Entretanto, a companhia aérea do arquipélago, a Sata, cancelou todos os voos previstos para hoje entre ilhas e para fora dos Açores.
Também os serviços públicos foram encerrados, assim como os portos.
A Proteção Civil aconselhou as populações a manterem-se em casa e saírem apenas "em caso de absoluta necessidade".