Mundo

Avião da AirAsia foi encontrado no fundo do mar

Darren Whiteside/Reuters

As autoridades indonésias confirmaram esta quarta-feira a descoberta dos destroços do avião Airbus 320-200 de AirAsia, que se despenhou no domingo com 162 pessoas a bordo, no fundo do Mar de Java. Até agora foram recuperados sete corpos mas as operações foram interrompidas devido ao mau tempo.

Um navio que participa nas operações localizou o aparelho graças aos equipamentos de sonar que dão o local exato onde se encontra o aparelho da companhia aérea de baixo custo malaia, confirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.

O presidente da Indonésia, Joko Windodo, já tinha anunciado, esta terça-feira, que havia sido identificado o local exato onde se despenhou o Airbus 320-200.

"Encontrámos o sítio do acidente. Amanhã (quarta-feira) iniciaremos uma operação por ar e por mar mais alargada", disse Widodo, numa conferência de Imprensa transmitida pela televisão.

As equipas de busca, que hoje foram obrigadas a suspender as operações devido ao mau tempo, encontraram e recuperaram pelo menos seis cadáveres.

Recuperados sete cadáveres

Entretanto, as equipas de socorro anunciaram ter recuperado sete corpos de passageiros. Dos cadáveres resgatados das águas quatro são homens e três mulheres, incluindo uma assistente de bordo, disse Bambang Soelistyo, diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, segundo o canal Channel NewsAsia.

O copiloto do aparelho Hercules C130 da Força Aérea indonésia, o tenente Tri Wobowo, indicou que também avistaram destroços do aparelho a flutuar junto à costa do Bornéu, no Mar de Java.

"Há entre sete e oito cadáveres, dos quais três estavam de mãos dadas", disse o piloto, citado pelo portal indonésio Kompas.

Um porta-voz da Marinha indonésia tinha afirmado à agência noticiosa francesa AFP, na terça-feira, que mais de 40 cadáveres tinham sido resgatados, mas mais tarde afirmou que a informação resultou de uma falha de comunicação por parte do seu pessoal.

Um temporal, com ondas de mais de três metros, obrigou as autoridades a suspender as operações, nas quais tentam recuperar os corpos e as caixas negras do avião para determinar exatamente o que sucedeu ao Airbus que se despenhou com 162 pessoas a bordo.

Um helicóptero transportando dois corpos chegou, entretanto, ao aeroporto de Pangkalan Bun, na ilha do Bornéu, donde serão levados, num avião, para Surabaia.

Redação