Desporto

Benfica perde com Fiorentina nos "penáltis"

Jardel mantém-se firme na defesa do Benfica Jorge Amaral/Global Imagens

O Benfica manteve-se sexta-feira sem vencer na pré-época, ao perder por 5-4 com os italianos da Fiorentina, no desempate por grandes penalidades, após 90 minutos sem golos, em East Hartford, no Connecticut, Estados Unidos.

No segundo encontro na "Internacional Champions Cup", e depois do 2-3 com o Paris Saint-Germain, o conjunto de Rui Vitória esteve bem defensivamente, não sofrendo golos, mas, ofensivamente, quase não criou oportunidades.

O jogo foi sempre equilibrado, com o Benfica a ter mais tempo a bola, tendência que se alterou a partir dos 66 minutos, com a expulsão de Luisão, e a Fiorentina a ter a melhor ocasião, num remate ao "ferro" de Ilicic, o melhor em campo, aos 56 minutos.

Em relação ao embate com o Paris SG, Rui Vitória procedeu a três alterações, colocando André Almeida, Fejsa e Jonathan Rodríguez nos lugares de Sílvio, Pizzi e Lima, que o Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, já anunciou como reforço.

O Benfica entrou com André Almeida, Luisão, Jardel e Eliseu à frente de Júlio César, um meio campo com Fejsa, mais recuado, e Samaris ao meio, Talisca, na direita, e Gaitán, na esquerda, e um ataque com Jonas nas costas de Jonathan Rodríguez.

O jogo começou equilibrado, tendo os "viola" efetuado o primeiro remate, sem perigo, por Ilicic, aos sete minutos, com o Benfica, inicialmente a falhar muitos passes, a ripostar aos 15, por Jonathan, que proporcionou boa defesa a Sepe.

Marcos Alonso (27 e 45+1 minutos) e Ilicic (28) deram, depois, expressão a uma Fiorentina mais rematadora, enquanto Jonathan Rodríguez voltou a ameaçar a equipa italiana (36 m), valendo o corte salvador de Basanta.

A primeira grande ocasião de golo chegou aos 56 minutos, quando Ilicic atirou à barra, após assistência de Borja Valero, e teve resposta imediata de Jonas, que recuperou a bola, enquadrou-se com a baliza e, em boa posição, rematou mal.

Começaram, então, as "intermináveis" substituições, com as coisas a complicarem-se para o Benfica aos 66 minutos, quando Luisão, o único bicampeão admoestado, viu o segundo amarelo e foi expulso, deixando a equipa reduzida a 10.

No "intervalo" das alterações, a Fiorentina teve mais tempo a bola e construiu três boas ocasiões para marcar, sempre com Ilicic como protagonista: atirou ao lado aos 67 e 88 minutos, a primeira vez de livre, e assistiu Rebic aos 89, valendo ao Benfica a pronta intervenção de Júlio César.

Já na parte final dos descontos, aos 90+3 minutos, os "encarnados" poderiam ter marcado, quando Bagadur, num atraso para o seu guarda-redes, quase fez um autogolo.

Com a Internacional Champions Cup não contempla empates, o jogo foi para o desempate por grandes penalidades, com o reforço "encarnado" Carcela a ser o único a falhar (defesa de Lezzerini), precisamente no 10.º e último pontapé.

Redação