Média

Quintanilha diz que RTP não pediu desculpa

Leonel de Castro/Global Imagens

Alexandre Quintanilha diz não ter recebido, até ao final da tarde de quinta-feira, "nenhuma explicação direta", nem "nenhum pedido de desculpas" da RTP.

O deputado do PS desmentiu, assim, a nota enviada pelo canal público às redações, pouco depois das 14 horas, e na qual se lê que "o diretor de Informação da RTP [Paulo Dentinho] falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto".

O facto a que o comunicado se refere remete para o "Telejornal" de quarta-feira, no qual o pivô José Rodrigues dos Santos afirmou que "o deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito - ou eleita - pelo PS". O jornalista referia-se a Quintanilha, homossexual assumido e casado com o escritor Richard Zimler.

A troca de género levou as redes sociais ao rubro, com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) a anunciar um processo contra a estação pública.

Ao JN, Rodrigues dos Santos disse ter-se tratado de um equívoco. "Nós escrevemos os textos com base nas propostas que os repórteres nos enviam. Neste caso, a proposta que recebi dizia que o Parlamento tem uma série de rostos novos e que o mais velho, uma pensionista, tinha 70 anos. Atenção que o nome dele está ausente e eu não sei nunca quem é o deputado em causa", explicou.

Alexandre Quintanilha não se conforma com a justificação. "Cinco por cento da minha cabeça diz que talvez tenha sido mesmo um equívoco. (...) Tenho muita dificuldade em aceitar", desabafou, afirmando que esperava uma reação de "todos os partidos políticos", defendendo que, "se não o fizerem, dá a sensação de que isto não tem grande importância e isso é grave".

Já ao provedor do espectador da RTP, Jaime Fernandes, chegaram dezenas de reclamações, algo que o próprio classificou de "inusitado". "O que aconteceu incomodou claramente".

PAULA FREITAS FERREIRA E ANA FILIPE SILVEIRA