Mundo

Três crianças entre os sobreviventes de hotel atingido por avalanche

Seis sobreviventes localizados EPA

Os bombeiros encontram dez pessoas com vida nos escombros do hotel destruído por uma avalanche, em Itália: sete adultos e três crianças.

Pelo menos 10 pessoas foram localizadas com vida quase 48 horas depois de uma avalanche ter destruído o hotel Rigopiano, em Itália: sete adultos e três crianças, segundo os jornais locais.

Os primeiros sobreviventes foram encontrados na zona da cozinha do hotel Rigopiano, 42 horas depois da avalanche. No grupo estavam três adultos e três crianças. Os "media" italianos noticiaram oito sobreviventes, depois 10, mas os bombeiros confirmam apenas seis pessoas encontradas com vida, três adultos e três crianças.

Segundo os jornais italianos, entre os sobreviventes estão a mulher e o filho de Giampiero Parete, um dos primeiros sobreviventes da avalanche.

Dois helicópteros foram destacados para o local. Levaram médicos, equipamento e mantimentos para os socorristas.

Os helicópteros estão preparados para transportar os sobreviventes para o hospital assim que os bombeiros os conseguirem retirar dos escombros.

Os sobreviventes foram localizados pelos bombeiros cerca das 11 horas da manhã em Itália (10 em Portugal continental).

"Conseguimos identificá-los. Estão vivos. Estamos a falar com eles", disse o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari, em declarações por telefone à Reuters.

Dezenas de socorristas trabalharam durante toda a madrugada junto ao hotel Rigopiano. Desde a manhã de quinta-feira foram recuperados dois corpos e pelo menos um outro localizado, mas as operações de salvamento e resgate avançam lentamente devido ao receio de provocar deslizamentos de terra, o que poderia colocar em risco eventuais sobreviventes.

Os corpos das vítimas foram transportados para a morgue do hospital de Pescara, onde o Ministério Público abriu um inquérito por homicídio involuntário.

Além do pessoal de serviço à unidade hoteleira, estavam registados 22 hóspedes no Rigopiano, situado em Farindola, no Centro de Itália.

O hotel Rigopiano, no maciço de Gran Sasso, a 1.300 metros de altitude, na cordilheira dos Alpeninos, fica a cerca de 45 quilómetros da cidade costeira de Pescara.

A avalanche aconteceu devido aos quatro sismos registados na quarta-feira em Itália, todos com magnitude superior a 5 na escala de Richter.

Redação