O antigo descampado e zona de matagal que existia na Alameda Roentgen, freguesia de Carnide, Lisboa, foi finalmente transformado num espaço verde e de lazer, com equipamentos lúdicos. O investimento camarário ascendeu aos 1,5 milhões de euros. A área verde, ontem inaugurada pelo presidente da Câmara, Carmona Rodrigues, situa-se numa zona densamente habitada.
A alameda será o principal espaço verde, recreativo e de lazer de Carnide, cuja população esperava pela concretização deste projecto há 12 anos, disse, à Lusa, o autarca.
O parque verde, com uma extensão de cerca de 300 metros, situa-se entre a Rotunda São Francisco de Assis, a Azinhaga da Torre do Fato e a Rua Fernando Namora, em que estão inseridas as novas urbanizações da Quinta dos Inglesinhos, Quinta dos Franciscanos e Telheiras poente.
O corredor verde estende-se do pólo tecnológico-científico do Lumiar à zona de Telheiras, tendo sido colocada uma fonte de água no topo e um monumento também alusivo à água na parte final. Um sistema de água percorre toda a alameda, onde foram plantadas 165 árvores, e colocada relva ao longo de 5.650 metros quadrados.
Um percurso histórico para manter a memória do local, zonas de estar com mobiliário urbano, parque infantil, recinto para cães e uma zona para desportos radicais fazem parte do projecto.
A obra teve início em Maio e ficou concluída na segunda-feira, faltando apenas instalar o equipamento para skates, proveniente da Áustria, o que deverá acontecer amanhã. A área pavimentada é de dez mil metros metros quadrados, tendo sido colocados 35 bancos e 90 candeeiros.
