Corpo do artigo
Os adeptos do Penafiel estavam à espera de ver concretizadas as expectativas que foram alimentadas durante a semana. Algumas centenas acorreram, ontem de manhã, ao Estádio Municipal 25 de Abril, na esperança de verem subir ao relvado Jardel ou Capucho, ou outro "coelho" tirado da cartola pelo presidente António Oliveira. Mas não houve novidades.
O treinador, Manuel Fernandes, que, ontem, a partir das 10 horas, orientou a primeira sessão de trabalhos, ainda recebeu, bem como os seus pupilos, um forte aplauso quando deu entrada no relvado. Mas de Jardel e Capucho, que alguns garantiam já ter visto a passear na cidade, na véspera, nem sombras.
Mesmo assim, a expectativa não morreu. Terá apenas sido apenas adiada, já que os associados penafidelenses depositam grande confiança em António Oliveira e o sentimento geral era de que o aparecer das caras novas ficou adiado por alguns momentos.
De resto, os jogadores, que ontem tiveram o seu primeiro ensaio, foram aqueles cujas caras já eram conhecidas. Manuel Fernandes, o técnico dos durienses, garantiu no final da sessão que faltam cinco jogadores para fechar o plantel: um bom lateral-esquerdo, dois homens do meio-campo e dois homens para o ataque. Alguns desses jogadores poderão vir do F. C. Porto, havendo interesse por parte dos penafidelenses em Mário Silva (defesa-esquerdo), Fredrick Soderstrom (médio) e Bruno Moraes (avançado).
O presidente António Oliveira procurou deitar um pouco de água fria nas expectativas mais escaldantes dos associados, até porque a realidade do clube não permite pensar em loucuras.
"Temos consciência que este irá ser um trabalho de continuidade relativamente aquilo que fizemos o ano passado, balizado por níveis de exigência mais elevada. O nosso projecto, inicialmente para três anos, foi antecipado, mas não esconde algumas fragilidades que marcam a realidade do clube. Sabemos que não podemos cometer loucuras e sair de um orçamento que é, de todo, limitado."
Sobre as contratações de "peso" anunciadas, António Oliveira referiu que "é bom que se especule e se fale do Penafiel, isso gera movimento. Ainda o ano passado estávamos na penumbra e agora já todos falam de nós. Agradeço à Comunicação Social por este modo como tem vindo a elevar o Penafiel perante a opinião pública".
Mais realisticamente, o presidente penafidelenses salientou que "o plantel irá ter 25 jogadores, de acordo com o combinado com o treinador Manuel Fernandes. Faltam três ou quatro jogadores, sendo que dois ou três já estão contratados e irão chegar para a semana."
António Oliveira esclareceu ainda que "não é igualmente líquido que todos aqueles que hoje começaram a trabalhar possam continuar no plantel. Só com uma equipa de qualidade, à semelhança do ano passado, podemos alcançar os nossos objectivos. Mas sabemos que tudo vai ser diferente e exigiremos maior rigor, maior seriedade desde o início do campeonato, para andarmos próximos dos nossos objectivos."
Sobre o montante do orçamento do clube para a próxima temporada, António Oliveira afirmou não estar ainda definido em termos de valores finais, mas assegurou que irá ser dos mais baixos da SuperLiga.
Sporting será o adversário no jogo de apresentação
A apresentação do Penafiel será com o Sporting, no dia 8 de Agosto, pelas 21 horas. O programa de pré-época inclui treinos bi-diários até ao dia 23, seguindo-se um estágio em Rio Maior. O plantel tem, para já, 23 jogadores, a saber: Nuno Santos, João Viva, Avelino, Celso Mendes, Pedro Moreira, Mariano, Artur Jorge (ex-Braga), Nuno Silva (ex-Leixões), Odaír, Wellington, Américo (ex-Sanjoanense), Bruno Amaro, Carlos Oliveira (ex-Leça), João Messias, Marquinhos (ex-Marco), Nuno Morais, Nilton (ex-Salgueiros), Edgar Marcelino (ex-Sporting), Roberto, Wesley, Drulovic (ex-Partizan), Alexander (ex-Nacional) e Folha. Manuel Fernandes tem como adjuntos António Oliveira, Jorge Teixeira, Luís Diogo e Gustavo Cerqueira. Quanto ao organigrama para o futebol, o presidente António Oliveira terá a coadjuvá-lo o vice-presidente Simão Ribeiro, o director desportivo Raul Peixoto e o secretário-técnico Bebiano Gomes.