Pais e avós com filhos e netos ao colo ou pela mão aproveitam o final de mais um dia de praia para visitar "O Mundo da Barbie", a maior exposição de Barbies do Mundo, na Fábrica do Inglês, em Silves, depois da passagem por Munique e Hamburgo.
Marta Duarte Santos tem cinco anos e vive em Faro. Depois de visitar a tenda montada, para receber as mais de 1000 Barbies da mostra, entre as quais inúmeras bonecas raras e colecções, muda as roupas, conjuga sapatos e acessórios ou penteia as suas preferidas no salão de chá do recinto da fábrica. Faladora e sociável, contou ao JN que "a mãe teve a boa ideia de virmos até aqui. Gostei das Barbies todas" , embora estas bonecas não sejam uma novidade para a Marta, a quem as duas tias ofereceram todas as Barbies que lhe pertenceram. "Estavam sem roupa e explicaram que tinham de ir ao hospital", diz.
As manas Inês Vieira e Andreia Vasconcelos, ambas de 7 anos, também residem no Algarve e apreciam "as Barbies muito mais que os legos", igualmente em exposição e disponíveis na sala de brincadeiras.
A passar férias em Quarteira, Inês Neves, de 23 anos, jornalista, veio com a mana Ana Isa, de 9 anos, a mãe Maria João e a avó. São de Aljustrel e consideram "Está muito interessante. Divertem-se os mais pequenos e os adultos também aprendem muitas coisas".A Gabriela, de 6 anos, e o Francisco, de cinco, vieram do Porto e dividem o fascínio. "Ele está deslumbrado com os legos. Ela às primeiras Barbies não ligou muito. Depois quis fazer fotos junto das mais glamorosas", esclarece a mãe Maria Ribeira. Na sua opinião, "esta é também uma maneira de interiorizarem o hábito e o interesse pelas exposições".
Por iniciativa de Filipa Lucena, de 11 anos, o primo David Baptista, e a mãe Lina Santos vieram até Silves. As 46 barbies de Filipa são as amigas de todas as horas nas suas brincadeiras solitárias. A boneca de vestir apresentada em Nova Iorque, a 9 de Março de 1959, continua a fazê-la sonhar.
Segundo Paulo Martins, director de Marketing da Fábrica do Inglês, "as valiosas bonecas de colecção, incluindo as do designer Bob Mackie que vestiu a Barbie nos modelos exclusivos das grandes estrelas de cinema, representa um ponto alto da exibição". O Elvis e o Rock & Roll da moda, a elegância parisiense da alta costura, ou Grace Kelly e Jackie Onassis também influenciaram a lendária boneca.
