História do concerto cancelado de 1980 Lou Reed está em dívida com o Porto há 25 anos
Corpo do artigo
Na noite de 24 de Junho de 1980, milhares de pessoas aguardavam Lou Reed no Pavilhão do Infante de Sagres, no Porto. A expectativa foi tolhida pela notícia o concerto havia sido cancelado. O músico nunca mais regressou à cidade e várias histórias correram a justificar a sua ausência. O JN apurou o que realmente aconteceu nessa noite de S. João.
Reed chegava ao Porto depois de ter actuado, no dia 22, em Cascais - onde "tocou apenas 50 minutos e surpreendeu com um 'encore' de mais de uma hora", lembra João Afonso - , deparando-se com as ruas cheias de gente em festejos "peculiares". O responsável da Polygram recorda que o músico demonstrou logo muita curiosidade e quis juntar-se à festa. "Ele estava extremamente entusiasmado com aquilo. Comprou o alho porro, um chapéu e disse que tocaria os martelos na noite do concerto", lembra João Afonso. Por volta das 22.30 horas, a comitiva tentou convencer Reed a ir para o hotel. Sem sucesso. Só às 6 da manhã é que Reed se deu por satisfeito. "Foi a todas as tascas, comeu muito caldo verde e sardinhas e bebeu de tudo tinto, branco, whisky... O problema é que, além de não estar habituado à mistura daquelas bebidas, deve ter usado outro tipo de drogas no quarto, nessa manhã. Conclusão, às 10.30 horas do dia do concerto, Reed tinha 40 graus de febre e tivemos que cancelar o espectáculo".
Entretanto, correu a teoria de que a falta de segurança é que teria motivado o cancelamento do concerto, já que, dias antes, em Espanha, o público tinha invadido o palco, destruindo toda a aparelhagem. De qualquer forma, para João Afonso, "Lou Reed está em dívida com o Porto. Espero que corresponda".